VOCÊ PARECE UMA MENININHA! !” Gritou minha professora do 3º ano do ensino fundamental: corpos dissidentes sexuais e de gênero na escola e nas aulas de arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267732021013

Palavras-chave:

Educação Dissidente, Arte/Educação Dissidente, Práticas Artísticas, Dissidências Sexuais e de Gênero, Curadoria Educativa

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar apontamentos teórico-metodológicos da Educação e da Arte/Educação Dissidentes para tensionar e confrontar o sistema educativo e social da modernidade/colonialidade. Problematiza a Escola enquanto sistema público de ensino e sua pedagogia “autoritária”, do “medo” e da “masculinidade compulsória” para legitimar a “heterorazão” como verdade única. Exercita a curadoria educativa como proposição para fruição e leitura de imagens nos processos de ensino, aprendizagem e criação em artes visuais, articulando e interseccionando práticas artísticas das dissidências sexuais e de gênero com as questões de raça, classe, sexualidade, gênero, etnicidade e colonialidade. Defende a emergência da Educação e da Arte/Educação Dissidentes antietnocida, antirracista, antitranslgbtfóbica, antipatriarcal, anticapitalista, anticapacitista, antisexista, transfeminista, decolonial.

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Biografia do Autor

Fábio Rodrigues, URCA

Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes – PROFARTES do Centro
de Artes da Universidade Regional do Cariri – URCA. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em
Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em
Ensino da Arte – NEPEA. Endereço eletrônico: fabio.rodrigues@urca.br.

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Publicado

2022-03-08

Como Citar

RODRIGUES, Fábio. VOCÊ PARECE UMA MENININHA! !” Gritou minha professora do 3º ano do ensino fundamental: corpos dissidentes sexuais e de gênero na escola e nas aulas de arte. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 3, 2022. DOI: 10.5965/24471267732021013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/21136. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Artigos Seção temática