Museu na Escola-Laboratório de John Dewey

Autores

  • Jose Minerini Pesquisador Independente

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267722021092

Palavras-chave:

John Dewey, Escola-laboratório, Museu, Educação

Resumo

Este artigo apresenta a proposta de Escola-Laboratório de John Dewey, na qual se destaca a presença de um espaço dedicado a museu dentro do ambiente escolar. Para analisar essa proposta, fez-se necessário analisar a função educacional de museus e suas implicações educacionais tanto na escola quanto fora dela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Maria Nazaré de C. Pacheco. Dewey: filosofia e experiência democrática. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.

CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.

DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/FAPESP, 2004.

HEIN, George E. Progressive museum practice: John Dewey and democracy. Walnut Creek: Left Coast Press, 2012.

MINERINI NETO, José. Democracia e educação progressiva em museus: relato de uma experiência. In: AMARAL, Maria Nazaré de C. Pacheco, MURARO, Darcísio Natal (org.). Anais do seminário comemorativo do centenário do livro Democracia e Educação: a filosofia da educação de John Dewey em debate. Londrina: UEL, 2016, p. 82-98. Disponível em < http://www.uel.br/eventos/centenariode/pages/arquivos/Anais_Seminario_DE.pdf >. Acesso em: 7 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Como Citar

MINERINI, J. Museu na Escola-Laboratório de John Dewey. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2021. DOI: 10.5965/24471267722021092. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/20734. Acesso em: 16 maio. 2022.