Processos de Criação em Anne Sauvagnargues

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267622020225

Palavras-chave:

processo de criação , Anne Sauvagnargues, Gilles Deleuze, bloqueio , subtração

Resumo

O presente artigo busca problematizar os processos de criação a partir da obra de Anne Sauvagnargues. Para isso apresenta uma introdução sobre a concepção elaborada por esta artista e filósofa tendo como objeto de análise três de suas pinturas: “Station Saint Michel”, “Viva Italia!” e “Arrêt à Marseille”. A partir dessa exposição inicial desenvolve-se, então, uma aproximação com o conceito de bloqueio - visto que para a autora é o bloqueio quem cria - e com a noção de subtração - visto que para Sauvagnargues a criação é sempre subtrativa. A hipótese defendida pelo ensaio é de que haja uma teoria da criação em Anne Sauvagnargues que ao mesmo tempo se relaciona com a ideia de bloqueio - a qual seria distinta de uma determinada compreensão do conceito de resistência em Gilles Deleuze: criar é resistir - e com a subtração enquanto invalidação de uma lei naturalizada. Naturalização, que por sua vez, impede a percepção de que a defesa de sistemas coerentes são sempre imposições de uma leitura em específico. Nesse sentido a aposta do trabalho é de que obra de Anne Sauvagnargues, ainda pouco traduzida no Brasil, tenha contribuições importantes para cartografias cuja intenção passe pelo mapeamento de relações que envolvem os processos de criação e os processos de subjetivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Édio Raniere da Silva, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Pós-Doutorado em Filosofia pela Université Paris-Nanterre. Doutor em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, onde coordena o Laboratório de Arte e Psicologia Social: LAPSO. Vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO. Suas principais pesquisas concentram-se em dois eixos temáticos: 1) Medidas Socioeducativas; 2) Ressonâncias entre Arte e Psicologia Social. Interessa-se pelas obras de Gilles Deleuze, Friedrich Nietzsche e Anne Sauvagnargues.

Andressa Silveira da Silva, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduada em Artes Visuais (bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande - Furg. Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Integra a equipe do laboratório de arte e psicologia social - LAPSO, e do núcleo abrapso sulsul

Referências

Referências

ABECEDÁRIO de Gilles Deleuze. Direção: Pierre-André Boutang. Produção: Éditions Montparnasse. Entrevistadora: Claire Parnet. Paris, 1998. Disponível em: <http://escolanomade.org/wp-content/downloads/deleuze-o-abecedario.pdf >Acessado em: 19 de jun. de 2020.

DELEUZE, Gilles. A ilha deserta. Edição preparada por David Lapujade. São Paulo: iluminuras, 2006.

______. Dois regimes de loucos: textos e entrevistas. Trad. Guilherme Ivo. São Paulo: Editora 34, 2016.

______. Francis Bacon: Lógica da sensação. Trad. Silvio Ferraz; Annita Costa Malufe. Paris: aux éditions de la différence,1981. Disponivel em: <http://conexoesclinicas.com.br/wp-content/uploads/2015/12/deleuze-francis-bacon-logica-da-sensacao-1.pdf> Acessado em: 4 de jun. de 2020.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol.3 Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

______. O Anti-Édipo. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2010.

______. O que é a Filosofia? Trad. Bento Prado Jr.; Alberto Alonso Munhoz. São Paulo: Editora 34, 2010.

NEUMANN, Eckhard. Mitos de artista, estudio psicohistórico sobre la creatividad. Madrid: Tecnos, 1992

SAUVAGNARGUES, Anne. Deleuze: Del animal al arte. Trad. Irene Agoff. Buenos Aires: Amorrortu editores, 2006.

______. Deleuze et l´art. Presses Universitaires de France, 2005.

______. Somos nada mais que imagens entrevista com Anne Sauvagnargues. [Entrevista concedida a] Édio Raniere. Rev. Polis e Psique, v.10, n.1, p. 6-29, 2020.

SOUZA, Leonara. Estética e história da arte contemporânea. Rio de Janeiro: Seses, 2016.

Downloads

Publicado

2020-09-14

Como Citar

DA SILVA, Édio R.; DA SILVA, A. S. Processos de Criação em Anne Sauvagnargues. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/24471267622020225. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/18316. Acesso em: 28 set. 2022.