Na era da imagem, a imagem perde seu poder: Fred Ritchin e os potenciais inexplorados da Fotografia
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267612020084Resumo
Este artigo nasceu de uma visita ao International Center of Photography (ICP) em Nova Iorque, onde os autores tiveram a oportunidade de conversar com Fred Ritchin, pró-reitor emérito do ICP, e discutir o texto seminal que completa três décadas em 2020 e os potenciais inexplorados da Fotografia. O fato de que hoje sejamos inundados diariamente com imagens e que, ao mesmo tempo, nossa capacidade de processar ou entender qualquer sentido seja reduzida e não aprimorada por essa abundância é um paradoxo. Há trinta anos, era lançado “In Our Own Image”, de Ritchin. O livro descreveu de forma impressionante muitas das maneiras pelas quais a era digital transformaria a sociedade. Quando a segunda edição do livro foi publicada, em 1999, muitas das previsões de Ritchin, como o embelezamento de imagens pelo computador e o enfraquecimento do papel da fotografia como testemunha confiável, já eram uma realidade.
Downloads
Referências
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LUBBEN, Kristen. Magnum: contatos. Editado por Kristen Lubben. Tradução de Jorio Dauster. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2012.
RITCHIN, Fred. Bending the frame: Photojournalism, Documentary, and the Citizen. New York: Aperture, 2013.
RITCHIN, Fred. In our own image, the coming revolution in photography. Editora Aperture. Nova Iorque, 1990.
RITCHIN, Fred. After Photography. New York: W. W. Norton, 2008.
SZARKOWSKI, John. Mirrors and Windows: American Photography Since 1960. New York: Little Brown & Co, 1978.
WOLFE, Tom. Radical Chique e o Novo Jornalismo. São Paulo: Cia. Das letras, 2005.
https://www.magnumphotos.com/about-magnum/history/
https://www.annenbergphotospace.org/person/nilufer-demir/
https://en.wikipedia.org/wiki/Abu_Ghraib_torture_and_prisoner_abuse#/media/File:Abu-ghraib-leash.jpg
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REVISTA APOTHEKE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.