Os (entre) lugares da Arte na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267532019057

Palavras-chave:

arte , educação infantil , prática de ensino

Resumo

Esse artigo propõe um momento de reflexão sobre o Ensino da Arte na Educação Infantil. Do ideal ao possível verifica-se um extenso percurso de fazeres e desafios. Apontamos um breve panorama de como o campo de conhecimento arte é entendido na Educação Infantil e para contraponto apresentam-se algumas praticas pedagógicas onde tangenciamos as linguagens artísticas. Propondo pensar em como a arte está colocada nesse entremeio de construção de conhecimentos neste tempo de ensino, o referencial teórico é pautado em autores que possibilitaram embasar nossa fala a fim de evidenciar a arte como um campo de conhecimento que contribui para as praticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisete Machado Colbeich, Fatenp/Unigranrio

Artista Visual. Professora do curso de Design de Interiores Fatenp/Unigranrio. Professora concursada da rede Estadual de Educação / SC. Especialista em Mídias na Educação pela FURG/RS (2012), Especialista em Gestão Educacional pela UFSM/RS (2005). Bacharel e Licenciada em Desenho e Plástica (Artes Visuais) pela UFSM/RS (2003). Membro dos Grupos: Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura (UFSM - CNPq; Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC- CNPq) e Pesquisa em Artes: Momentos Específicos (UFSM – CNPq). Publicações na área de Arte, Ensino da Arte e Design. Exposições coletivas e individuais, com premiação em salão de Artes Visuais. Atuação nas áreas de Design, Cerâmica, Pintura, Escultura, Linguagens Contemporâneas, Desenho, História da Arte e Ensino.

http://lattes.cnpq.br/9384783257371896

 

Carolina Ramos Nunes, UDESC

Graduação em Artes Visuais habilitação Licenciatura pela UDESC (2013). Pós Graduação, nível de Especialização, em Mídias na Educação pela UAB no IFSC (2015). Mestrado em Artes Visuais do Programa de Artes Visuais da UDESC (2017). Doutoranda em Artes Visuais do Programa de Artes Visuais da UDESC (Turma de 2018), linha de Pesquisa do Ensino das Artes Visuais, sob orientação da Profa Dra Elaine Schmidlin. Atualmente é Arte Educadora da Fundação Cultural Badesc e Professora Efetiva de Artes na Escola Estadual José Matias Zimmermann.

http://lattes.cnpq.br/9384783257371896

 

Referências

BRASIL, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. 243p. (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil). v.3.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso 15 setembro 2018.

BUORO,a.b. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte e na escola. São Paulo: Cortez, 2000.

CUNHA, S. R. V. Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na educação infantil. In: CUNHA, S. R. V. da (Org.). Cor, som e movimento. Porto Alegre: Mediação, 1999. p. 7-36.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da (Org.); LINO, Dulcimarta Lemos ...[et al.] – As artes do universo infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012. FERRAZ, Heloisa; FUSARI, Maria F. de Resende; Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993.

IAVELBERG, R. Para Gostar de Aprender Arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DEWEY, John. O ensino da Arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.

FERRAZ, Maria Heloisa C. de T.; FUSARI, Maria Felisminda de R. e. Arte na Educação Escolar. São Paulo: Cortez, 1992.

HOLM. A. M. Baby - Art: os primeiros passos com a arte. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007.

LOWENFELD, V.; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo, Mestre Jou. 1970.

MALAGUZZI, Loris. História, idéias e filosofias básicas. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As Cem Linguargens da Criança; a. abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre; Artmed, 1999. P. 59-104.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

COLBEICH, M. M.; NUNES, C. R. Os (entre) lugares da Arte na Educação Infantil. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2019. DOI: 10.5965/24471267532019057. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/16501. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Seção temática