Possibilidades e descobertas sobre os materiais pictóricos: uma análise sobre os processos de criação de Assunção Gonçalves

Autores

  • Ana Claudia Lopes de Assunção Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267412018049

Palavras-chave:

processo de criação, meteriais e técnicas pictóricas , ensino de pinturas

Resumo

Este texto trata das descobertas e possibilidades dos materiais pictóricos a partir da análise dos processos de criação de Assunção Gonçalves, artista e professora da cidade de Juazeiro do Norte/CE. O objetivo deste estudo é democratizar o ensino de pintura na descoberta por novos materiais e técnicas pictóricas acessíveis a todos e, instigar aos estudantes de Artes Visuais a pesquisa por materiais e técnicas pictóricas na região em que atuam. O processo da pesquisa ainda está em andamento, os resultados dos experimentos vivenciados até o momento promoveram um despertar para o meu processo de produção pictórica na descoberta do uso de novos materiais e técnicas, tais como, o uso do corante extraído do papel de seda, de seus efeitos óticos e combinações de cores na pintura e, a transferência de imagens fotográficas de Assunção Gonçalves nos seus afazeres cotidiano, para a tela de pintura. O desdobramento desses resultados será trabalhado nas aulas do ateliê de pintura com os alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da URCA, a qual ministro e, posteriormente este estudo será ampliado no Grupo de Pesquisa em processos de criação, que será implantado no Departamento de Artes Visuais como continuidade das pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Lopes de Assunção, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba/Universidade Federal de Pernambuco/UFPB-UFPE (2012) e formação em Arteterapia pela Clínica Pomar/RJ (2004). Possui graduação em Lic. em Ed. Art. Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel (1993). Atualmente é professor adjunta da Universidade Regional do Cariri, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, artes visuais, ensino de arte/mediação cultural, processo criativo, artistas visuais e mediação cultural.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210870U1

 

Referências

GONÇALVES. Assunção. Óleos eternos. Juazeiro do Norte, 1993. 7 p. Catálogo de exposição, 1993. Memorial Padre Cícero.

GONÇALVES, Maria Assunção. Entrevista gravada fita cassete (150 min.).Juazeiro do Norte, out. de 2003.

TAVARES, Íris, Assunção Gonçalves: Uma vida dedicada à arte. Juazeiro do Norte: Edições IPESC – URCA, 1997.

Downloads

Publicado

2018-03-28

Como Citar

Assunção Ana Claudia Lopes de. Possibilidades e descobertas sobre os materiais pictóricos: uma análise sobre os processos de criação de Assunção Gonçalves. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 4, n. 1, 2018. DOI: 10.5965/24471267412018049. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/12372. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática