Materialidade e Mascaramento na Obra Transfiguration (1998), de Olivier de Sagazan

Autores

  • Bruno Fernandes Pimentel da Silva Universidade de São Paulo image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669040720240206

Palavras-chave:

máscara, olivier de sagazan, artes cênicas, performance

Resumo

Este ensaio apresenta uma reflexão sobre a obra Transfiguration (1998), de Olivier de Sagazan (1959–), um trabalho de manipulação de mascaramentos como possibilidade de criação de múltiplos corpos, utilizando argila e outras materialidades. A performance é entendida não como um lugar de representação, mas como uma ação real de um corpo em experiência, atravessado por afetos, desejos e sentidos. Em sua obra, somos convidados a refletir sobre a própria ideia do que seria um corpo humano, analisando a relação entre a materialidade do objeto, o corpo humano e o lugar. Ao analisar o processo de mascaramento e a composição dos elementos cenográficos, o texto examina como eles contribuem para a fruição da performance.

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Biografia do Autor

Bruno Fernandes Pimentel da Silva, Universidade de São Paulo

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (PPGAC-USP), orientado pelo Prof. Dr. Antônio Carlos de Araújo Silva. Pós-graduado em Corpo: Dança, teatro e performance pela Escola Superior Célia Helena (ESCH). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP)

Referências

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Outras referências:

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

SILVA, Bruno Fernandes Pimentel da. Materialidade e Mascaramento na Obra Transfiguration (1998), de Olivier de Sagazan. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 4, n. 07, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5965/27644669040720240206. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/24468. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Luz e Cor em Cena