Cor e sombra: iluminação e formação no trabalho de um iluminador entre Minas e São Paulo. Entrevista com Nezito Reis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669040820240801%20

Palavras-chave:

Iluminação cênica, Ensino da iluminação cênica, História da iluminação cênica, Nezito Pereira dos Reis

Resumo

Na entrevista que agora se publica, realizada num aprazível encontro com Nezito Reis em sua casa em Barbacena, rodeados por lembrança, caixas de fotos, textos e materiais utilizados ao longo dos anos em suas aulas de iluminação cênica, buscamos, ao ouvir suas memórias contadas, vislumbrar os fios e os rastros de possíveis histórias da iluminação cênica brasileira na capital paulista. Como um apaixonado pelo teatro, saído do interior de Minas Gerais para a capital paulista movido pelo desejo de ser ator, tornou-se um importante iluminador e, principalmente, o responsável pela formação de diversos profissionais da luz cênica nacional? Esta trajetória, que poderão acompanhar nas falas/linhas publicadas a seguir, apresenta-se como a inauguração de um projeto, com a mesma simplicidade e carinho que o mestre nos transmite, de coletar as memórias dos profissionais dos bastidores cênicos de nosso país na busca por uma outra história do nosso teatro. Esta é a proposição básica do Núcleo de Estudos de Técnicas e Ofícios da Cena do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena (CNPq) da Universidade Federal de São João del-Rei – NETOC/GPHPC/UFSJ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Berilo Luigi Deiró Nosella, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Professor do Curso de Graduação em Teatro e do Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas do Departamento de Artes da Cena da Universidade Federal de São João del Rei. Doutor em Artes Cênicas, na linha de História e Historiografia do Teatro, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena (CNPq) e Coordenador do Núcleo de Estudos de Técnicas e Ofícios da Cena/UFSJ. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Carina Maria Guimarães Moreira, UFSJ

Vice coordenadora da implantação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Professora de Direção, Iluminação Cênica e Elementos Plásticos da Cena no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas e no Curso de Graduação em Teatro da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ. Pós-Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP. Doutora em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2009). Bacharel em Direção Teatral com Graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2006). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral. Atua fundamentalmente nos seguintes temas: direção teatral, teatro e política; iluminação cênica, análise da cena teatral e cultura afrodescendente.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

NOSELLA, Berilo Luigi Deiró; MOREIRA, Carina Maria Guimarães. Cor e sombra: iluminação e formação no trabalho de um iluminador entre Minas e São Paulo. Entrevista com Nezito Reis. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 4, n. 08, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5965/27644669040820240801 . Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/24411. Acesso em: 15 jan. 2025.