Relato de experiência no ensino de caracterização e figurino no curso de Direção de Arte da Universidade Federal de Goiás durante o ensino remoto em decorrência do covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669030520230702

Palavras-chave:

caracterização, ensino remoto, pandemia de covid-19, contemporaneidade

Resumo

O presente relato trata da abordagem de ensino adotada para as disciplinas “Introdução à Caracterização do Ator” e “Maquiagem, Cabelos e Postiços II” do curso de Direção de Arte da Universidade Federal de Goiás. Em isolamento, foi necessário que alunos e professores se adaptassem rapidamente à realidade do momento, o que culminou em algumas perdas de qualidade, mas também possibilitou bons aprendizados que vieram para ficar. O relato apresenta as abordagens iniciais adotadas para cada disciplina acima mencionada e especifica o conteúdo de três atividades que se revelaram bastante produtivas por se tratarem de temáticas relevantes na atualidade e indicarem procedimentos que podem ser adotados enquanto metodologia criativa. As três atividades são intituladas: “Repetições, Fractais e Parametrismos”, “Design Guiado pelos Materiais” e “Interfaces de Alteração da Percepção”. Tais conteúdos contribuem para o entrecruzamento de temas ligados à caracterização e outros campos de conhecimento como a matemática, a engenharia, a biologia, dentre outros.

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Biografia do Autor

Rafaela Blanch Pires, Universidade Federal de Goiás

Professora de caracterização do ator e produções por meio de tecnologias digitais no curso de Direção de Arte da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Design e Arquitetura e mestre em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

PIRES, Rafaela Blanch. Relato de experiência no ensino de caracterização e figurino no curso de Direção de Arte da Universidade Federal de Goiás durante o ensino remoto em decorrência do covid-19 . A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 1–27, 2023. DOI: 10.5965/27644669030520230702. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/23623. Acesso em: 22 dez. 2024.