O ambiente remoto como espaço alternativo para o processo criativo da luz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669020220210203

Palavras-chave:

luz, iluminação cênica, poéticas visuais

Resumo

Este texto tem por finalidade propor reflexões a partir de relatos experimentais do processo de criação artístico da luz, durante o distanciamento social dimanado pela pandemia de Covid-19. Suas perspectivas técnicas e poéticas, sobretudo que permeia estratégias para suplantar as dificuldades do ensino remoto durantes as aulas de Graduação em Artes Cênicas, que tencionaram a experimentação síncrona e digital com a matéria luz, na concepção e estabelecimento de uma linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Oliveira de Lima, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Luana Oliveira de Lima, graduanda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente desenvolve pesquisas como atriz, com ênfase no corpo e na imagem. Realiza estágio como iluminadora e técnica de luz no Theatro Treze de Maio - Santa Maria (RS).

Débora Matiuzzi Pacheco, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Débora Matiuzzi Pacheco, doutoranda em Educação e Arte pela UFSM, Mestra em Teatro pela UDESC (2014). Graduada em Dança - Licenciatura Plena UNICRUZ (2004). Graduada em Artes Cênicas Bacharelado - Interpretação Teatral UFSM (2016). Graduada em Teatro – Licenciatura - UFSM (2021). Tem experiência na área de Artes e Educação, com ênfase em Dança e Teatro. Atuou em mais de 40 espetáculos de dança e teatro, além de ter dirigido algumas montagens e ministrado aulas de dança e de teatro, no ensino público e privado. Foi Professora Substituta do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é atriz da Cia Retalhos de Teatro e Professora de Teatro na rede municipal de ensino de Balneário Camboriú-SC.

Julia de Castro Saraçol

Julia de Castro Saraçol (Julia Rollet), graduanda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em Produção Cultural pela Belas Artes de São Paulo. Participou de vários trabalhos artísticos mesclando o universo do cinema, das artes visuais e, principalmente, das artes da cena. Atualmente participa de trabalhos da Cia Retalhos de Teatro.

Referências

NOSELLA, Berilo Luigi Deiró. Apontamentos sobre a história da iluminação moderna: a parceria entre tecnologia e cena. Goiás: Arte da Cena, v.4, n.2, 2018. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/artce>

NOSELLA, Berilo Luigi Deiró. Por uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna: a cena além do humano. Minas Gerais: Urdimento, v.1, n.31, p.20-37, 2018. Disponível em:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101312018020.

DUBATTI, Jorge. Experiencia teatral, experiencia tecnovivial: ni identidad, ni campeonato, ni superación evolucionista, ni destrucción, ni vínculos simétricos. São Paulo: Rebento, n. 12, p.8-32, 2020. Disponível em:

http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/503.

SIMÕES, Cibele Forjaz. À Luz da Linguagem. A iluminação cênica: de instrumento da visibilidade à “Scriptura do visível” (Primeiro recorte: do Fogo à Revolução Teatral). Dissertação – Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Área de Concentração Artes Cênicas, Linha de Pesquisa Teoria e História do Teatro – Literatura Dramática, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

JACINTO, Rafael Cardoso. Luz e performatividade no acontecimento artístico. A Luz em Cena, Florianópolis, v.1, n.1, jul.2021.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

LIMA, L. O. de; PACHECO, D. M.; DE CASTRO SARAÇOL, J. . O ambiente remoto como espaço alternativo para o processo criativo da luz. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 1-18, 2021. DOI: 10.5965/27644669020220210203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/21179. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Luz e Cena em Campo Expandido. Iluminação e Audiovisual