“Experiência Luz”: Relato de Uma Vivência da Iluminação Cênica em Conexão Com Histórias de Assombração

Autores

Palavras-chave:

éclairage scénique, expérience lumineuse, histoires envoûtantes,, voyage créatif

Resumo

O relato apresenta o percurso criativo desenvolvido durante o processo de trabalho do “Projeto Experiência Luz e a Recontação de Histórias de Assombração na Cidade de Belém-2021”, que abordou a iluminação cênica criativa através de experiências com iluminação em espaços comunitários da periferia da cidade.

Biografia do Autor

Ivanilde Santos da Silva, Núcleo de Educação Popular Raimundo Reis

Iluminadora, arte educadora, professora de Teatro com Licenciatura Plena em Teatro pela Universidade Federal do Pará. Com experiência em organizações governamentais e não governamentais, com ênfase em teatro e iluminação, atuando principalmente com público de crianças e adolescentes. Iluminadora, cenógrafa e atuante cênica, com experiência na área de iluminação de espetáculos cênicos e desenvolvimento de oficinas de iluminação cênica criativa. que denomino experiências luz.

Referências

AVIZ, Maria do Livramento. Relato realizado em roda de conversa no Núcleo de Educação Popular Raimundo Reis. 07/02/2021 . Acervo da autora.

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 8ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do oprimido. 18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988

KOUDELA, Ingrid Dormien; ALMEIDA JUNIOR, José Simões. Léxico de pedagogia do teatro. São Paulo: Perspectiva: SP Escola de Teatro, 2015.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Por parte de pai. São Paulo: Editora Moderna, 1995.

RAPOSO, Luciana. A entrevista Iluminação cênica é tema no último episódio de “O Artista por Trás da Cena”. Correio do povo: 31/12/2020. Disponível em https://www.correiodopovo.com.br/arteagenda/ Acessado em: 05/12/2021.

SALES, Marcia da Silva. Relato realizado em roda de conversa na Associação de Moradores do Jaderlar. 14/02/2021. Acervo da autora.

SILVA, Ivanilde Santos da. À Luz do Teatro: uma investigação sobre a sensibilização de crianças e adolescentes pela iluminação no processo de ensino e aprendizagem do teatro. Monografia de conclusão de curso (Licenciatura Plena em Teatro) Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências da Arte, 2013.

SOARES, Ana Cristina de Oliveira Fernandes. A poética da luz na arte contemporânea. 2013. Dissertação (Mestrado em em Criação Artística Contemporânea) - Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Portugal, 2013.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

SANTOS DA SILVA, I. “Experiência Luz”: Relato de Uma Vivência da Iluminação Cênica em Conexão Com Histórias de Assombração: . A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/21167. Acesso em: 21 jan. 2022.