Uma trajetória de luz: A inerência pedagógica na prática do profissional do Laboratório Universitário de Iluminação Cênica

Autores

Resumo

Com mais de 25 anos de experiência em sua carreira, o paulista Denílson Marques se define como lighting designer e como profissional na prática da iluminação cênica em um laboratório universitário. Falando das suas montagens que incorporam conhecimentos técnicos e estéticos, além da sua atuação no treinamento de alunos, assim da sua busca por conhecimentos que diversifiquem sua educação, ele entende seu trabalho como inerente a uma ação pedagógica compartilhada com alunos de um curso de graduação em artes cênicas. Em entrevista concedida no mês de maio de 2021, Denílson relata sua trajetória de luz, seus processos de aprendizagem, comenta os apoios recebidos e sua compreensão do papel que desempenha no Laboratório de Teatro da Universidade de São Paulo, USP.

Biografia do Autor

Denilson Marques, Universidade de São Paulo (USP)

Lighting designer e profissional da prática de iluminação cênica no Teatro Laboratório da Universidade de São Paulo (USP). Atua a mais de 25 anos na área e desde 2003 como iluminador nos cursos de licenciatura e bacharelado do Departamento de Artes Cênica e na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP). 

Ivo Godois, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Doutorando em Teatro - Iluminação cênica, no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis (2019 +). Mestrado em Teatro - História da Iluminação Cênica catarinense no PPGT – UDESC, Florianópolis (2011). Graduação em Artes Cênicas na UDESC, Florianópolis (2003). Fundador, Editor e Conselheiro da Revista on-line A Luz em Cena. Organizador do Evento A Luz em Cena (9 edições). Coordenador técnico do LUZ Laboratório de iluminação no DAC – UDESC. Tem experiência com a coordenação técnica de eventos e criação de luz nas áreas de teatro e dança.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

MARQUES, D.; GODOIS, I. Uma trajetória de luz: A inerência pedagógica na prática do profissional do Laboratório Universitário de Iluminação Cênica. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 01, p. 1-32, 2021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/20779. Acesso em: 20 out. 2021.