Iluminação e Pandemia: Perspectivas estéticas da luz no contexto virtual

Autores

Resumo

Este artigo, fruto da contribuição do componente curricular de Iluminação e Sonoplastia da Universidade de Sorocaba, analisa o uso da iluminação cênica em um novo espaço de representação condicionado pelo isolamento social. O processo adaptativo dos trabalhos cênicos para o ambiente virtual potencializou a luz como uma ferramenta estética fundamental vinculada às novas experiências. Através de levantamento de campo e estudos de casos, a abordagem teórico-metodológica compreendeu como as companhias de teatro Os Satyros, e Teatro Oficina Uzyna Uzona, estabeleceram um marco na investigação da luz no contexto virtual que se aliaram às práticas teatrais.

Biografia do Autor

Davi Carlos Tamarindo Lima, Universidade de Sorocaba

Davi Lima é ator, diretor, pesquisador e articulador em gestão de políticas públicas culturais. Formou-se em Artes Cênicas (adulto) pelo Conservatório Dramático de Tatuí e em 2014 vivenciou um intensivo em Cinema e Artes Dramáticas na Universidade de Marymount, no estado da Califórnia (EUA). Foi professor no curso de teatro na Oficina Municipal de Artes, Projeto CAENA, Escola Municipal Maria José Vianna e Núcleo da Terceira Idade de Boituva (2014/2017). Foi Coordenador da Juventude (2017), Diretor Municipal de Cultura (2017/2019), Secretário de Cultura (interino ? 2019), além de cursar Gestão de Contratos Administrativos pela Escola Nacional de Administração Publica (ENAP) e ocupar lugares como coordenador do controle interno da Secretaria e membro fundador/conselheiro da ADIMC - Associação de Dirigentes Municipais de Cultura, entidade nacional criada através de uma parceria direta entre os gestores do Estado de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP). Compôs a banca de jurados da fase municipal do Mapa Cultural Paulista de Tatuí (2015), foi Curador da Lei Aldir Blanc no Governo do Estado da Rondônia e avaliador de Projetos Culturais em mais de 6 municípios pelo interior de São Paulo. Idealizou o Observatório Regional de Cultura de Região Metropolitana de Sorocaba, fundou o FORCULTS ? Fórum de Cultura da R.M.S e integra a Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), Rede Teatro da Regional de Sorocaba. Atuou como ator e diretor na Companhia Teorema de Teatro (2012/2018) e em 2019 fundou a Companhia de Opinião. Escreveu e idealizou o projeto ?Opinião Conta Dandaras? contemplado com nota máxima (10) no Edital ProAC n°01/2019 de produção e circulação de espetáculos inéditos de teatro. Na companhia, atua como diretor-provocador e iluminador. Cursa licenciatura em Teatro na Universidade de Sorocaba (UNISO) onde desenvolve uma pesquisa acadêmica, no programa de Iniciação Científica PROVIC, sobre teatro político e narrativas engajadas na cena contemporânea, sob orientação da Profa. Me. Elizete Gomes (Buraco D?Oráculo) com colaboração do Prof. Me. Lucas Gonzaga, participa do programa de Residência Pedagógica como Arte-Educador em Sorocaba. Em 2020 finalizou o curso de extensão em "Estudos de Teatro de Rua" na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e 2021 cursou intensivo em Extensão em Gestão de Cultura Populares e Tradicionais na Universidade Federal do Ceará (UFCE).

Daisy Souza Sheng, Universidade de Sorocaba

Sheng Souza é atriz e performer. Cursa licenciatura em Teatro pela Universidade de Sorocaba (UNISO) e integra o grupo de pesquisa Coletivo Siriema-de-pé-Vermeio que estuda as reverberações do teatro de rua no interior e o Coletivo Urbano de criação Estetica Temporaria Artística (C.U.C.E.T.A).

Referências

CABRAL, Ivan. Entrevista. Concedida a Souza e Lima, 18 mar. 2021.

CAMARGO, R. G. Função estética da luz. São Paulo: Perspectiva, 2012.

CAMARGO, R. G. Luz e Cena: Impactos e Trocas. Sala Preta, São Paulo, v.15, n.2, 2015.

COLLING, L; TROI, M. Antropofagia, dissidências e novas práticas: o teatro oficina. Ambivalência, Sérgipe, v.4, n.8, p. 125-146, 2016.

DELLA CRIST, Luana. Entrevista. Concedida a Souza e Lima, 24 de mar. 2021.

HIMEROS, Roderik. Entrevista. Concedida a Souza e Lima, 23 de mar. 2021

PAVIS, P. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

REBOUÇAS, E. A dramaturgia e a encenação no espaço não convencional. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

THADEY, Fernanda. Entrevista. Concedida Souza e Lima, 23 de mar. 2021.

TUCCI, A. Streaming ganha ainda mais relevância com o isolamento social. Revista Forbes, 2020. Disponível em: https://forbes.com.br/principal/2020/08/streaming-ganha-ainda-mais-relevancia-com-o-isolamento-social/

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

LIMA, D. C. T. .; SHENG, D. S. Iluminação e Pandemia: Perspectivas estéticas da luz no contexto virtual. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 01, p. 1-27, 2021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19939. Acesso em: 20 out. 2021.

Edição

Seção

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas