Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-07-30. Leia a versão mais recente.

Proposta para um laboratório de iluminação cênica: Uma experiência de ensino online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210211

Resumo

Este artigo busca, mediante uma experiência de ensino online vivida por mim como professor da Universidade de Évora, Portugal, pensar, dialogando com alternativas pedagógicas que partem do que é chamado por Andrea Di Sessa de “conhecimento intuitivo”, a possibilidade de edificação de um laboratório na área de iluminação cênica, baseado na utilização de ferramentas da tecnologia como a câmera de filmar e o simulador tridimensional de iluminação. Tal laboratório pode permitir o estudo de processos da construção narrativa com a luz mesmo em ambientes em que não é possível a partilha do espaço entre as partes, porém seu uso também pode se conjugar a experiências da prática cotidiana, tornando-o uma ferramenta útil em qualquer tipo de processo criativo com luz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Machado, Universidade de Évora - Portugal

Possui graduação em Cinema pela Universidade Estácio de Sá (2007), mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é professor assistente da Universidade de Évora em Portugal e professor agregado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Iluminação, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, iluminação, montagem, cinema e edição

Referências

ART LUDIQUE LE MUSÉE. L'art dans le jeu video. Paris, Art Ludique Le Musée, 2015. (Catálogo de Exposição).

CADENA, Richard. Automated Lighting: The Art and Science of Moving Light in Theatre, Live Performance, and Entertainment. Oxford: Focal Press, 2010.

DISESSA, Andrea A. Changing minds. Cambridge Massachussets: The MIT Press, 2000.

MACHADO, Renato. A luz montagem. Curitiba: Prisma, 2016.

PAPPERT, Seymour. A máquina das crianças: Repensando a escola na era da informática. Tradução de Sandra Costa. Prefácio e notas de Paulo Gileno Cysneiros (edição revisada). Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

PILBROW, Richard. Stage lighting design: The Art, The Craft, The Life. Hollywood: By Design Press, 2008.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Versões

Como Citar

MACHADO, R. Proposta para um laboratório de iluminação cênica: Uma experiência de ensino online. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 01, p. 1-24, 2021. DOI: 10.5965/27644669010120210211. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19868. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas