Luz e Cordel: relatos de um processo colaborativo e transdisciplinar

Autores

Resumo

Através deste relato, apresento os caminhos trilhados dentro de um processo de pesquisa e construção de uma obra artística colaborativa. Na qual partimos de uma base experimental de pesquisa, junto ao projeto do Laboratório Transdisciplinar de Cenografia (LTC), em busca de uma expressão conjunta que unisse a narrativa de cordel à iluminação, com o objetivo de construção de uma obra multimidiática em uma caixa cênica em miniatura.

Biografia do Autor

Shirley Ane Marques Araújo, Universidade de Brasília (UnB)

Estudante de Interpretação Teatral na Universidade de Brasília e formada pela Escola de Música de Brasília nos cursos de Formação Inicial Continuada em Iluminação de Palco e Elementos Técnicos do Palco. Integrante do Grupo Momentaneo e Coletivo de Teatro Enleio, participa do Laboratório Transdisciplinar de Cenografia (LTC), E tal Teatro, Aguaceiro Coletivo de Teatro, e de atividades de extensão do Projeto MOVER do Departamento de Artes Cênicas da UnB.

Sonia Paiva, Universidade de Brasília (UnB)

Sônia Paiva é multiartista com vasta experiência em distintas áreas. Se expressa por meio de linguagens multimidiáticas que vão do artesanato à tecnologia, atuando profissionalmente como artista em âmbito nacional internacional há três décadas. Como pesquisadora, possui graduação em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1980-1990), pós-graduação em Artes pela Byam Shaw School of Art, em Londres (1993-1994), mestrado em Artes e Tecnologia pela Universidade de Brasília (2004-2006) e doutorado na linha de pesquisa Processos Composicionais para Cena, do Instituto de Artes da UnB (2012-2016). Como educadora, ministra há dezoito anos as disciplinas de Encenação, que incluem o ensino da Cenografia, Iluminação e Figurino, na Universidade de Brasília, onde atualmente coordena o Projeto de Extensão de Ação Continuada (PEAC): Laboratório Transdisciplinar de Cenografia (LTC), lócus observacional de sua tese. Integrou o time de curadores da representação brasileira na Quadrienal de Praga de junho de 2015, foi curadora da Mostra dos Estudantes brasileiros de Cenografia - Brasil:LABirintos Compartilhados. Em 2016, coordenou o projeto "Terra e Luz: poéticas da matéria" uma colaboração entre Brasil e França. 10 dias de intercâmbio cultural entre o LTC e o projeto Matière a viver e a crée, organizado pela Association Artistique et Culturelle - Lado Brasil. Um projeto de dez dias que incluiu oficinas para a comunidade, imersão criativa entre os grupos e apresentações teatrais, quando dirigiu o espetáculo Desenhos Narrativos no Teatro Plínio Marcos, no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília. O evento deu origem ao projeto de extensão da UnB de mesmo nome. Desde então, foram realizados ensaios e oficinas abertas na sala BT-16 do Departamento de Artes Cênicas da UnB para desenvolver o projeto. Em 2018, dirigiu o espetáculo, Desenhos Narrativos: da Areia à Luz, no Teatro Sesc Garagem, em Brasília. O LTC realizará o workshop The Narrative Drawing Experience (Desenhos Narrativos) na Quadrienal de Praga 2019, a convite da atual curadoria nacional, coordenada por Aby Cohen. O workshop integra a programação especial da PQStudio, destinada às oficinas e masterclasses do festival, e acontecerá na Faculdade de Teatro da Acadêmica de Artes Performáticas de Praga (DAMU) nos dias 12 e 13 de junho

Referências

ARAÚJO, Shirley. Estudo sobre as formas de expressão da iluminação em encontro com a narrativa de cordel. Portal de Conferências da UnB, 26º Congresso de Iniciação Cientifica da UnB e 17º do DF. Universidade de Brasília, 2021.

BRAGA, Medeiros. Entrevista. Concedida à Shirley Araújo. João Pessoa-PB, 19/10/2019.

CAMARGO, Roberto Gil. Função Estética da Luz. Sorocaba: TCM comunicações, 2000.

CAMARGO, Roberto Gil. A escrita e não escrita da luz. Urdimento, v.1, n.31, Florianópolis, 2018.

CRAIG, Edward Gordon. Rumo a um Novo Teatro e Cena. Editora: Perspectiva, 2017.

CURREL, David. An introduction to puppets an puppet-making. London: The Apple Press, 1992.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática, Arte ou técnica de explicar e conhecer. Editora Ática. São Paulo. 4ª edição, 1998.

JACINTO, Rafael Cardoso. STUMM, Rebeca Lenize. Manipulador: uma relação entre espaço, luz e objeto. Urdimento - Florianópolis, v.1, n.37, 2020.

KLEE, Paul. Paul Klee: Hand puppets. Editora: Hatje Cantz Publishers; 01 Edição, 2006.

LACERDA, José Medeiros. Botija na Serra do Malassombro. Coisas do Brasil –Vol. 15.

PAIVA, Sonia Maria Caldeira. A encenação pictórica: uma abordagem transdisciplinar. 2006. Dissertação (Mestrado em arte e tecnologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

PAIVA, Sonia Maria Caldeira. O Laboratório Transdisciplinar de Cenografia (LTC): locus do Espaço e Desenho da Cena no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em artes) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

PEDOSA, Israel. O universo da cor. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008.

PEREZ, Valmir. Desenho de iluminação de palco: Pesquisa, criação e execução de projetos. Dissertação (mestrado)- Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2007.

REINIGER, Lotte. Shadow theatres and shadow films. London; New York: B.T. Batsford; Watson-Guptil, 1970.

SANTANA, Marcelo Augusto. Haja luz: Manual de iluminação cênica. Brasília: SENAC DF, 2016.

SCHEFFLER, Ismael. Teorias da Cena: Teatro e visualidades. Editora: Intersaberes, 2018.

SILVA, Pedro Luiz Cobra. O Teatro Lambe-Lambe: Sua história e poesia do pequeno. Dissertação (Mestrado) - Curso de Curso Teorias e Práticas do Teatro Contemporâneo, Université Charles de Gaulle, Lille, 2017.

SOUSA, Valdinei Bezerra de. Oficina de gravura em alto relevo, com materiais manufaturados artesanalmente – Uma abordagem sobre a Xilogravura. 2013. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

VIOLA, Daniele Rocha. Quando as flores caem: O teatro lambe-lambe e a iluminação cênica como modelos de criação desierárquica. Urdimento, Florianópolis, v.1, n.37, p. 312-326, mar/abr 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

ARAÚJO, S. A. M.; PAIVA, S. M. C. Luz e Cordel: relatos de um processo colaborativo e transdisciplinar. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 01, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19801. Acesso em: 20 out. 2021.