E-ISSN 2764.4669

 

 

Editorial

 

 

*     DOI: http:/dx.doi.org/10.5965/27644669040820240101

Sobre o dossiê Sombra em Foco: Ensino-aprendizagem, poéticas e práticas com sombras e luzes no desenho da cena

 

 

A revista A Luz em Cena em sua edição de número oito (08) abriu chamada no formato "Dossiê Temático" para submissões de trabalhos, tendo como tema escolhido por sua equipe editorial "Sombra em Foco: Ensino-aprendizagem, poéticas e práticas com sombras e luzes no desenho da cena"

A proposta foi elaborada ao longo do ano de 2023, tendo como membros da equipe editorial a Professora Dra. Adriana Cruz, da Universidade Federal do Para (UFPA); Professor Dr. Alex de Sousa, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Professor Dr. Dalmir Rogério Pereira, da Universidade Federal de Goiás (UFG); Professora Dra. Fabiana Lazzari de Oliveira, da Universidade de Brasília (UnB) e Professora Dra. Tuany Fagundes Rausch, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Posteriormente a composição da equipe, realizou-se reuniões via plataformas virtuais, tendo como foco a elaboração final da proposta e selecionar imagens para a chamada e também para a capa do dossiê.

No decorrer do evento A Luz em Cena 11ª edição, realizado de 28 a 31 de agosto de 2023 em Florianópolis, a equipe do dossiê temático concluiu a definição de imagens alusivas a chamadas e capa. A determinação da imagem para a chamada do dossiê e também para a capa na publicação final foi atribuída a espetáculos da EntreAberta Cia. Teatral.

A chamada para submissões de trabalhos foi colocara em aberto ao público no mês de abril de 2024 e encerrada no dia 30 de setembro de 2024.  O oitavo número em seu dossiê temático propôs a busca de entrevistas, artigos, relatos, resenhas e manteve também em aberto o espaço de fluxo contínuo para outros temas.

Com a temática "Sombra em Foco", o dossiê buscou reunir artigos acadêmicos, traduções, entrevistas, relatos, memoriais, resenhas e debates que proponham interações sobre formação e ensino-aprendizado no teatro de sombras; suas tecnologias e poéticas envolvidas; perspectivas filosóficas, socioculturais e históricas acerca da linguagem; e pesquisas teórico práticas em composições com sombras e luzes nas Artes Cênicas - como teatro, dança e performance, ademais do teatro de formas animadas.

              

 Criação e design gráfico de Marcelo Pires de Araújo

Os Editores e Editoras da Revista A Luz em Cena sentem-se muito agradecidos e agradecidas pelo trabalho destas/destes docentes-pesquisadoras/pesquisadores, Profa. Dra. Adriana Cruz (UFPA), Prof. Dr. Alex de Sousa (IFSC), Prof. Dr. Dalmir Rogério Pereira (UFG), Profa. Dra. Fabiana Lazzari de Oliveira (UnB) e Profa. Dra. Tuany Fagundes Rauschcu (UDESC) e agregaram-se a equipe de avaliadores a profa. Dra. Elaine Cristina Maia Nascimento e Profa. Ms. Jerusa Mary Pereira. A dedicação destas e destes resultou nesse importante Dossiê Temático relacionado a discussão e proposições de Luz e Sobra em foco.

 

 

 

Sobre os artigos: 06 (seis) foram aprovados nesta área dentre os submetidos, mediante analises de pareceristas, e que apontavam tópicos criados pelo dossiê. Os textos selecionados posicionaram-se em uma gama variada de enfoques sobre a temática e tratam de assuntos como: El Teatro de Sombras expandido: Mi experiencia con la Cía Lumiato." da autora Ana Alvarada; poema-dramaturgia para cênicas escuridões", do autor Sócrates Roberto Fusinato; “Pelo Teatro de Sombras: um Plano de Ensino Contracolonial", que teve autoria de Liliana Pérez Recio;O Teatro de Sombras e o Brincar: Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil" que teve a escrita de Gisele Aparecida Knutez;Entre sombras projetadas, telas móveis e sombristas: novos horizontes para a imagem cênica" com autoria de Paulo César Balardim Borges; e complementou os artigos sobre o tema com "Formas de Contornar o Vazio – Uma análise sobre as elaborações estéticas de Stabat Mater". O mesmo teve autoria de Dante Arruda Paccola.

 

 

Sobre artigos em fluxo contínuo: 02 (dois) trabalhos acadêmicos agregou-se a essa linha: "PROCESSOS CÊNICOS: A luz como elemento norteador da visualidade cênica a partir da análise de um experimento cênico", tendo como autores Fernando Lucas Santos Costa e Abel Lopes Pereira; la e "Palestra: A criação dos figurinos para o Rancho Ameno Resedá, por meio da análise das aquarelas realizadas por Amaro Amaral em 1913" transcrição da palestra do professor Madson Luis Gomes de Oliveira.

 

 

Sobre as entrevistas: 02 (dois) trabalhos de entrevistas com profissionais da área da iluminação e Sombras na Cena Artística foram convidados para exporem seus conhecimentos e aprendizados neste meio. “Cor e sombra: iluminação e formação no trabalho de um iluminador entre Minas e São Paulo. Entrevista com Nezito Reis" Esta entrevista foi concedida à Carina Maria Guimarães Moreira e Berilo Luigi Deiró Nosella. Ja a segunda entrevista denominou-se "Sombras para além do teatro. Conversa com Ronaldo Robles e Silvia Godoy – Cia. Quase Cinema". Uma entrevista concedida a Mario Ferreira Piragibe para sua pesquisa de pós doutorado .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas – PPGAC

Centro de Artes, DEsign e Moda– CEART

A Luz em Cena – Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas

       aluzemcena.ceart@udesc.br