Processo de avaliação

Os manuscritos submetidos a esta revista são avaliados em três etapas: (i) Adequação da submissão, (ii) Qualidade do trabalho e (iii) Avaliação cega pelos pares.

Na primeira etapa avalia-se a adequação da submissão sob aspectos técnicos e normativos, tais como: (i) Escopo, (ii) Interesse da revista no assunto, (iii) Seção da revista, (iv) Tipo de artigo e (v) Normas. Esta avaliação é realizada pelo editor-chefe ou outro membro do corpo editorial.

Na segunda etapa avalia-se a qualidade do artigo sob aspectos técnicos e científicos, tais como (i) Novidade e originalidade para o campo da pesquisa, (ii) Abordagem científica e (iii) Atualização da revisão de literatura. Esta avaliação é realizada pelo editor de seção responsável pelo processo de avaliação do manuscrito.

Na terceira etapa é procedida a avaliação do mérito e da qualidade do trabalho sob aspectos técnicos e científicos, tais como (i) Originalidade e consistência da conclusão, (ii) Fundamentação lógica do problema, (iii) Clareza e originalidade do objetivo, (iv) Coerência e precisão da metodologia, (v) Contribuição significativa dos resultados, (vi) Clareza e objetividade lógica da discussão, fundamentada na literatura, (vii) Qualidade das tabelas e figuras e (viii) Adequação do título, do resumo e das palavras-chave, entre outros aspectos. Esta avaliação é realizada por pelo menos dois avaliadores externos. Sempre que possível nos consideramos a diversidade nos convites para avaliação, incluindo gênero, estágio da carreira profissional e representação global no campo da ciência.

Submissões inadequadas são arquivadas antes da avaliação por pares.

Somente serão aceitas para publicação as submissões que apresentarem unanimidade na decisão/recomendação pelos pares de revisores.

GARANTIA DE AVALIAÇÃO CEGA

Não deve ser informado o nome do(s) autor(es) no manuscrito.

Os autores devem excluir informações pessoais do arquivo que contém o manuscrito.

A revista não revela a identidade do(s) autor(es) aos Consultores Ad hoc (avaliadores).