Análise de séries temporais climáticas
Palavras-chave:
mudança climática, tendência, clima, modelagem matemática.Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar séries temporais de temperatura e precipitação no período de 1961 a 2011, a partir dos registros da estação meteorológica da EPAGRI/CIRAM localizada no município de Lages-SC, Brasil. As correções das falhas de leituras foram feitas a partir do método da ponderação regional, sendo proposto um modelo de regressão linear alternativo que apresentou menor EQM. As metodologias de Transformada de Fourier, Transformada de Ondaletas e o teste estatístico de Mann-Kendall foram utilizadas. Detectou-se a ocorrência de ciclos anuais na temperatura média mensal e ciclos que variam de 3 a 5 anos na precipitação acumulada mensal. Ha tendência positiva no padrão de precipitação acumulado mensal a partir do evento El Niño de 1983, de acordo com o teste de Mann-Kendall, e nas temperaturas mínimas e máximas de alguns meses, tanto absolutas quanto em relação às médias mensais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-08-13
Como Citar
COSTA, V. J.; FERREIRA, M.; CORDEIRO, M. T. A. Análise de séries temporais climáticas. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 14, n. 2, p. 169-177, 2015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5579. Acesso em: 5 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigo Completo - Ciência do Solo e do Ambiente
Licença
Os autores que publicam nesta revista estão de acordo com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista os direitos autorais da primeira publicação, de acordo com a Creative Commons Attribution Licence. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
b) Autores têm autoridade para assumir contratos adicionais com o conteúdo do manuscrito.
c) Os autores podem fornecer e distribuir o manuscrito publicado por esta revista.