Potencial alelopático de Plectranthus barbatus Andrews na germinação de sementes de Lactuca sativa L. e de Bidens pilosa L.

Autores

  • Natasha Azambuja
  • Clairomar Emilio Flores Hoffmann
  • Luiz Augusto Salles das Neves

Palavras-chave:

Plectranthus barbatus, Infusão, Germinação, IVG.

Resumo

Extratos aquosos de infusão (EBIN) de folhas secas de Plectranthus barbatus Andrews, nas concentrações de 0, 25, 50, 75 e 100%, foram preparados com o objetivo de determinar o potencial alelopático dessa espécie medicinal sobre sementes de Lactuca sativa L. e Bidens pilosa L. O experimento foi conduzido no mês de janeiro de 2009, no Laboratório de Genética Vegetal da Universidade Federal de Santa Maria. Foram avaliados a primeira contagem da germinação (PCG), a germinação (G), o índice de velocidade de germinação (IVG) e o comprimento da parte aérea e das raízes. Todos os parâmetros avaliados foram afetados pelos EBIN de P. barbatus a partir da menor concentração, sendo que as sementes e as plântulas de B. pilosa demonstraram maior sensibilidade aos extratos do que as de L. sativa. Com os resultados obtidos pode-se inferir que EBIN de Plectranthus barbatus possui potencial alelopático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

AZAMBUJA, Natasha; HOFFMANN, Clairomar Emilio Flores; NEVES, Luiz Augusto Salles das. Potencial alelopático de Plectranthus barbatus Andrews na germinação de sementes de Lactuca sativa L. e de Bidens pilosa L. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 9, n. 1, p. 66–73, 2010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5287. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência de Plantas e Produtos Derivados