Análise da matéria seca em culturas de entressafra sob efeito da palha em região de Cerrado e fitossociologia da comunidade infestante

Autores

  • Carlos Eduardo Madureira Barbosa
  • Edson Lazarini
  • Pedro Renan Ferreira Picoli
  • Samuel Ferrari
  • Janaina Veronezi Alberton

Palavras-chave:

Culturas de cobertura, Estudos fitossociológicos, Plantas daninhas, Valor de importância, Rotação de culturas.

Resumo

O controle da população de plantas espontâneas através do uso de plantas de cobertura é prática tradicional e pode ser promovida durante o desenvolvimento vegetativo das espécies cultivadas ou após a sua dessecação. O objetivo do presente trabalho foi determinar a produtividade de matéria seca de culturas de cobertura semeadas em épocas distintas, em região de cerrado e identificar a composição florística da comunidade de plantas daninhas presentes nestas áreas de produção. O experimento foi desenvolvido em condições de campo, no município de Selvíria, MS. Foi utilizado delineamento experimental em blocos casualizados contando com 10 tratamentos, sendo quatro culturas de cobertura: sorgo, crotalária, milheto, braquiária, e uma área em pousio; e duas épocas de semeadura, em 27/03/2008 e 23/04/2008. Para obtenção da produtividade de matéria seca dos tratamentos foi realizada coleta do material vegetal em 07/07/2008. A caracterização e estudo fitossociológico da comunidade de plantas daninhas realizada em 20/10/2008. Entre os períodos de avaliação foi possível verificar 19 espécies de plantas daninhas ocorrendo nas culturas de cobertura. De posse dos resultados obtidos pode-se concluir que a Brachiaria brizantha em condições de alta pluviosidade e altas temperaturas promove grande formação de matéria seca em curto período, sendo capaz de reduzir a população de plantas daninhas e que áreas em pousio são rapidamente infestadas, podendo competir diretamente com as culturas na sequência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BARBOSA, Carlos Eduardo Madureira; LAZARINI, Edson; PICOLI, Pedro Renan Ferreira; FERRARI, Samuel; ALBERTON, Janaina Veronezi. Análise da matéria seca em culturas de entressafra sob efeito da palha em região de Cerrado e fitossociologia da comunidade infestante. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 12, n. 1, p. 39–50, 2013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5196. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência de Plantas e Produtos Derivados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)