ESCOLA E PODER: ESTUDO DOS RITUAIS ESCOLARES NA PRIMEIRA REPÚBLICA NO “GINÁSIO SANTA CATARINA”

Autores

  • Raony Odremán Mendes universidade do estado de santa catarina - UDESC

Resumo

O presente trabalho constituiu esforço de discutir e entender de que maneira o poder disciplinar se constrói enquanto estância onipresente do processo de “governamentalização” dos homens e mulheres, e desta maneira busca analisar os rituais escolares e o poder simbólico instituída através dos mesmos.  Tal análise surge em decorrência da inserção direta do autor no acervo fotográfico do Museu Histórico de Santa Catarina – MHSC, onde cumpriu quatro meses de estágio curricular na disciplina de Patrimônio Cultural da Universidade do Estado de Santa Catarina.  Graças a tal estágio surge o interesse de tratar como fonte as fotografias de tal acervo, que revelam a forte ligação da instituição em destaque com a história do estado de Santa Catarina, já que em seu acervo atualmente salvaguarda em torno de 1600 fotografias dos mais variados eixos, temáticas, posses e retratos sobre a história do estado catarinense, que possibilitariam o desenvolvimento de pesquisas relevantes para a historiografia catarinense, sendo assim, busca-se, através desta experiência arquivística começar a promover a abertura e investigação deste arquivo. 

Biografia do Autor

Raony Odremán Mendes, universidade do estado de santa catarina - UDESC

Graduando da 6ª fase  em História no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina – FAED/UDESC, integrante   do Programa de Bolsa em Iniciação à Docência – PIBID/CAPES sob a orientação das professoras doutoras Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato.

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Publicado

2012-06-04