A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: POR UMA VISÃO HOLÍSTICA

Autores

  • FRANK CARDOSO LUMMERTZ Universidade do Estado de Santa catarina - UDESC

Resumo

Diante das inúmeras crises presentes nesse início de século, seja crises socioeconômicas ou ambientais o papel da educação se faz extremamente importante. É nesse espaço, o escolar, que surge a primeira forma de olhar o mundo criticamente, atestando os acontecimentos bons da história e revelando os acontecimentos negativos. Com essa perspectiva que o presente trabalho vem demonstrar um instrumento a ser utilizado pelo professor de História em sala de aula: o conhecimento Holístico. Esse artigo começa com uma breve história do ensino de história como disciplina escolar no Brasil até apontar para os conceitos usados por Maria Auxiliadora Schimdt e por Circe Maria Fernandes Bittencout. A partir de então, a visão Holística vai de encontro com os temas propostos por essas pesquisadoras com o fim de propor uma nova alternativa de ensino.

 

Biografia do Autor

FRANK CARDOSO LUMMERTZ, Universidade do Estado de Santa catarina - UDESC

Mestrando em História - PPGH/UDESC

Linha de Pesquisa: Linguagens e Identificações

Downloads

Publicado

2012-06-03