Memória dos bárbaros no jardim dos civilizados: corpo e vídeo no pensamento coreográfico de Montalvo-Hervieu

Yuji Gushiken

Resumo


O Jardim Io Io Ito Ito, do espanhol José Montalvo e da francesa Dominique Hervieu, constitui-se cenicamente com base em três recursos no processo de criação coreográfica: o virtuosismo presente nas danças populares, a interculturalidade como condição histórica e a tecnologia midiática como intercessora do projeto coreográfico. Em perspectiva interdisciplinar, na interface entre os campos da cultura e da comunicação, o objetivo deste artigo é demostrar e analisar como os coreógrafos, no diálogo com o surrealista alemão Max Ernst, ilustram a tese da dança como pensamento do corpo (Katz, 2005) e sugerem a obra coreográfica como crítica da cultura.


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DOI: https://doi.org/10.5965/14147310122233



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Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Artes (CEART) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - (PPGT) – E-ISSN: 2358.6958 - Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi. Florianópolis. SC, Brasil. CEP: 88.035-001 – E-mail: urdimento.ceart@udesc.br

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