Das figuras que habitam as dramaturgias modernas e contemporâneas

Autores

  • Nayara Macedo Barbosa de Brito Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103332018485

Resumo

Apresentamos uma resenha crítica do livro Le personnage théâtral contemporain: décomposition, recomposition, de autoria de Jean-Pierre Ryngaert e Julie Sermon, publicado originalmente na França em 2006 e ainda não traduzido para o português e, assim, apresentado ao leitor/leitora brasileira/o. Apesar de já contar com 12 anos desde sua publicação, este permanece sendo um importante estudo para quem quer compreender as dinâmicas operadas pelas dramaturgias ditas contemporâneas e as implicações que elas vêm provocando na cena e no público, ao atualizar as discussões em torno das personagens modernas e contemporâneas numa abordagem, como os próprios autores afirmam, otimista, uma vez que aponta não para um estado de decomposição (pós-dramática), mas de recomposição, em novas bases, da personagem teatral.

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Biografia do Autor

Nayara Macedo Barbosa de Brito, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Licencianda em Teatro pela mesma insituição. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS) e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

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Publicado

2018-11-19

Como Citar

BRITO, Nayara Macedo Barbosa de. Das figuras que habitam as dramaturgias modernas e contemporâneas. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 485–490, 2018. DOI: 10.5965/1414573103332018485. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018485. Acesso em: 29 mar. 2024.