Dramaturgia acadêmica: introdução e considerações finais de Helena Vadia, uma performopalestra

Autores

  • Pamella Villanova Mestra em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas, com orientação da Profa Dra Veronica Fabrini e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103332018263

Resumo

Neste artigo, em um exercício sobre como pode-se registrar uma pesquisa cênica - de atriz - apresentam-se as cenas iniciais e finais do espetáculo Helena Vadia, uma performopalestra híbrida de uma peça de teatro e um texto acadêmico, fruto de pesquisa de Mestrado em Artes da Cena pela Unicamp. Uma atriz junto da plateia se pergunta sobre performatividades de gênero: o que pode ser mulher? Para analisar porquê se compreende homens e mulheres como seres em oposição diametral, ela fala sobre um mito que data da Pré-História: a grega Helena e suas representações ao longo dos séculos em diálogo com questões contemporâneas. 

 

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Biografia do Autor

Pamella Villanova, Mestra em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas, com orientação da Profa Dra Veronica Fabrini e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Atriz, professora e diretora. Mestra em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas, com orientação da Profa Dra Veronica Fabrini e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

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Publicado

2018-11-19

Como Citar

VILLANOVA, Pamella. Dramaturgia acadêmica: introdução e considerações finais de Helena Vadia, uma performopalestra. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 263–276, 2018. DOI: 10.5965/1414573103332018263. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018263. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Teatros Feministas: Lutas e Conquistas