Dramaturgia acadêmica: introdução e considerações finais de Helena Vadia, uma performopalestra

Pamella Villanova

Resumo


Neste artigo, em um exercício sobre como pode-se registrar uma pesquisa cênica - de atriz - apresentam-se as cenas iniciais e finais do espetáculo Helena Vadia, uma performopalestra híbrida de uma peça de teatro e um texto acadêmico, fruto de pesquisa de Mestrado em Artes da Cena pela Unicamp. Uma atriz junto da plateia se pergunta sobre performatividades de gênero: o que pode ser mulher? Para analisar porquê se compreende homens e mulheres como seres em oposição diametral, ela fala sobre um mito que data da Pré-História: a grega Helena e suas representações ao longo dos séculos em diálogo com questões contemporâneas. 

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1414573103332018263



Direitos autorais 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas



 

    

 

Indexadores

 

       


Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Artes (CEART) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - (PPGT) – E-ISSN: 2358.6958 - Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi. Florianópolis. SC, Brasil. CEP: 88.035-001 – E-mail: urdimento.ceart@udesc.br

Licença Creative Commons

  Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.