Entre tablados e arenas: performances culturais

Sainy Coelho Borges Veloso

Resumo


 Este artigo traça o percurso histórico de um pensamento transdisciplinar, construído durante o século XX, que aproximou as ciências das artes, e possibilitou o surgimento dos Estudos das Performances Culturais, nos Estados Unidos, na década de 1980. Estudos que entrecruzam três matrizes: a sociológica de Erving Goffman (2011); a antropológica de Vitor Turner (2008); e teatral, desenvolvida pelo teatrólogo Richard Schechner (2002).

 

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102232014188



Direitos autorais



 

    

 

Indexadores

 

       


Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Artes (CEART) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - (PPGT) – E-ISSN: 2358.6958 - Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi. Florianópolis. SC, Brasil. CEP: 88.035-001 – E-mail: urdimento.ceart@udesc.br

Licença Creative Commons

  Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.