Apontamentos sobre o(s) modo(s) de formação de atores, em foco: Leopoldo Fróis

Narciso Telles

Resumo


O presente artigo tece alguns apontamentos em torno do modo deformação do ator Leopoldo Fróis no decorrer de sua trajetória artística e sua relação com um modo de produção teatral popular que, neste caso, esteve vinculado às chamadas ‘comédias de costumes’ as quais possuíam características próprias em sua estrutura dramatúrgica e cênica.Verificamos que o exercício atorial de Leopoldo foi constante dentro de um teatro dito de diversão e que este ator soube apreender e aprimorar acervos técnicos que garantiriam uma identificação maior com seu público, somado aos seus possíveis ‘dotes pessoais’, conforme assinalam alguns analistas do período.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102132009085



Direitos autorais 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas



 

    

 

Indexadores

 

       


Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Artes (CEART) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - (PPGT) – E-ISSN: 2358.6958 - Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi. Florianópolis. SC, Brasil. CEP: 88.035-001 – E-mail: urdimento.ceart@udesc.br

Licença Creative Commons

  Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.