Uma genealogia para a palestra-performance

Autores

  • Marco Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101282017004

Resumo

A tentativa de estabelecer uma genealogia para a palestra-performance pode esclarecer algumas das principais questões articuladas por sua prática, bem como os motivos de sua vigência na criação e na reflexão artística contemporânea. Através da referência a alguns antecedentes óbvios, como as ações de John Cage, Robert Morris e Joseph Beuys, e outros menos evidentes, como alguns contos de Jorge Luis Borges e algumas exposições de pintores como Gustava Courbet, pretendo demonstrar que a palestra-performance é um dos avatares de um processo mais amplo de apropriação do espaço crítico como espaço cênico e de rapsodização da crítica que estabelece uma nova relação entre crítica e criação.

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Biografia do Autor

Marco Catalão

Doutor em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP). Dramaturgo e dramaturgista. Este texto faz parte do projeto de pós-doutorado Teatro Virtual (Fapesp Processo 2015/07437-0).

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

CATALÃO, Marco. Uma genealogia para a palestra-performance. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 28, p. 004–014, 2017. DOI: 10.5965/1414573101282017004. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017004. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Teatro Performance - tensões e imbricamentos