Formato Participatório: vias do envolvimento no processo criativo

Maicyra Teles Leão e Silva

Resumo


O texto aborda relações e tensões entre o contexto sócio-político contemporâneo e tendências participativas de criação na Arte, num viés liminar entre as Artes Cênicas e Visuais, discutindo inicialmente o aspecto da inclusão social enquanto prerrogativa de engajamento crítico. Para tanto estabelece paralelos entre discussões do âmbito internacional e nacional, questionando, o envolvimento do Outro em projetos artísticos como transformação social, a priori. Assim, trata a participação como opção poética, com enfoque no formato do processo criativo, sugerindo o termo participatório como alternativa de localização dessa escolha. Ainda, explora a noção de participação de forma a apresentar modalidades se sua ocorrência no campo da Arte.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101262016330

Direitos autorais



 

 

 

Indexadores

  

       


Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Artes (CEART) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - (PPGT) – E-ISSN: 2358.6958 - Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi. Florianópolis. SC, Brasil. CEP: 88.035-001 – E-mail: urdimento.ceart@udesc.br

Licença Creative Commons

  Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.