Pensamento e ação política no teatro negro da “Companhia dos Comuns”

Maria Andrea Santos Soares

Resumo


Este trabalho discute negritude, engajamento político e produção teatral a partir de alguns aspectos do trabalho artístico realizado pelo grupo carioca Companhia dos Comuns. O artigo discute o valor das práticas teatrais na constituição dos pertencimentos  étnico-raciais e na  reflexão acerca da posicionalidade do sujeito negro no mundo. O objetivo desta abordagem visa pensar sobre os efeitos que a experiência de uma criação teatral crítica e reflexiva  tem enquanto uma ferramenta de de reinvenção dos sujeitos políticos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101262016199

Direitos autorais



 

 

 

Indexadores

  

       


Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Artes (CEART) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - (PPGT) – E-ISSN: 2358.6958 - Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi. Florianópolis. SC, Brasil. CEP: 88.035-001 – E-mail: urdimento.ceart@udesc.br

Licença Creative Commons

  Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.