Corpo-outro: paradoxos da corporeidade na Contact Improvisation

Pedro Rodrigo Penuela Sanches

Resumo


Este trabalho pretende sintetizar algumas das principais discussões formuladas pelo autor em sua dissertação de mestrado, a respeito de diferentes atravessamentos entre corpo e alteridade, que emergem em experiências provocadas pela proposta de dança contemporânea denominada ‘Improvisação em Contato’ (ou ‘Contato Improvisação’). Dialogando com conceitos oriundos da psicanálise e da filosofia, encontramos nessa forma de dança regimes complexos de relação, que variam de experiências de indiferenciação e comunicação imediata até experiências de confrontação e radical alteridade, não somente do corpo do outro, mas constitutiva do sujeito e da corporeidade.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101242015197



Direitos autorais



 

    

 

Indexadores

 

       


Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Artes (CEART) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - (PPGT) – E-ISSN: 2358.6958 - Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi. Florianópolis. SC, Brasil. CEP: 88.035-001 – E-mail: urdimento.ceart@udesc.br

Licença Creative Commons

  Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.