Um drama vaudevilesco: o lugar do cínico Robert Macaire na cena teatral carioca de meados do século XIX

Autores

  • Danielle Crepaldi Carvalho Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP
  • Bruna Grasiela Silva Rondinelli Universidade do Estado de São Paulo (UNICAMP), Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102252015138

Resumo

Este artigo toma como objeto de análise a circulação da peça francesa A Estalagem dos Trampolineiros, no Rio de Janeiro de meados do XIX. Escrita em 1823, segundo os cânones do Melodrama, para ser representada no Bulevar do Crime, a obra gerou celeuma quando os atores Lemaître e Firmin modificaram o jogo de cena inerente ao gênero, transformando os bandidos Robert Macaire e Bertrand em tipos cômicos de grande apelo público. Analisamos a recepção brasileira da obra, buscando observar os efeitos provocados pelos deslocamentos que ela realiza nas convenções já estabilizadas, procurando, assim, acenar para a complexidade da cena teatral do período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Crepaldi Carvalho, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com tese que investiga a relação que os cronistas brasileiros de 1894 a 1922 estabeleceram com o cinema. Mestre pela mesma instituição, com dissertação a respeito da produção teatral de Coelho Netto escrita em fins do século XIX. Coorganizou edições anotadas de seletas de contos dedicados a João do Rio, a António de Alcântara Machado e aos escritores Pré-Modernistas e Modernista (todas pela Editora Lazuli). Interessada na circularidade cultural, tem artigos publicados acerca da Literatura, do Cinema e do Teatro. Edita quinzenalmente o blog Filmes, filmes, filmes! 

Bruna Grasiela Silva Rondinelli, Universidade do Estado de São Paulo (UNICAMP), Campinas, SP

Doutoranda pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com tese que investiga a circulação e a apropriação dos (melo)dramas franceses do século XIX nos palcos brasileiros. Defendeu, na mesma universidade, uma dissertação de mestrado acerca do teatro de meados do século XIX. Interessada na dramaturgia brasileira e francesa romântica, tem artigos publicados sobre a produção dramática de Martins Pena.  

Downloads

Publicado

2015-12-08

Como Citar

CARVALHO, Danielle Crepaldi; RONDINELLI, Bruna Grasiela Silva. Um drama vaudevilesco: o lugar do cínico Robert Macaire na cena teatral carioca de meados do século XIX. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 25, p. 138–152, 2015. DOI: 10.5965/1414573102252015138. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015138. Acesso em: 28 mar. 2024.