Por uma história negra do teatro brasileiro

Evani Tavares Lima

Resumo


Este artigo é um recorte de estudos, realizados, a respeito do teatro negro, no doutorado em Artes (UNICAMP, 2010) e em pesquisa pós-doutoral (UFBA, 2011-2015). A reflexão proposta, através deste texto, é a necessidade de contar a história negra no teatro brasileiro. A apresentação e discussão da problemática é realizada, valendo-se do recurso da escrivivescência (relato de experiência vivida). Em seguida, a título de contribuição a essa história, é apresentado um breve levantamento (histórico-crítico) da presença negra no teatro brasileiro, de seus primórdios, até o início do século vinte. Finaliza esta reflexão, ponderações a respeito do protagonismo negro na autoria desta história.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101242015092



Direitos autorais



 

    

 

Indexadores

 

       


Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Artes (CEART) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - (PPGT) – E-ISSN: 2358.6958 - Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi. Florianópolis. SC, Brasil. CEP: 88.035-001 – E-mail: urdimento.ceart@udesc.br

Licença Creative Commons

  Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.