As relações sociais brasileiras em duas comédias de Martins Pena

Autores

  • Manoel Candeias Instituto de Artes (UNICAMP), Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101222014201

Resumo

Neste artigo, partimos de alguns importantes estudos sobre formação histórica e artística do Brasil para demonstrar de que maneira certas particularidades do contexto nacional estão expressas na estrutura de duas peças de Martins Pena: O Judas em sábado de Aleluia e sua última comédia, que ficou sem título. Nesse percurso, observamos o modo pelo qual alguns procedimentos cômicos da tradição acabam por projetar formalmente tais especificidades locais.

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Biografia do Autor

Manoel Candeias, Instituto de Artes (UNICAMP), Campinas, SP

Doutor em Artes da Cena - Instituto de Artes (UNICAMP)

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Publicado

2014-07-19

Como Citar

CANDEIAS, Manoel. As relações sociais brasileiras em duas comédias de Martins Pena. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 22, p. 201–210, 2014. DOI: 10.5965/1414573101222014201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014201. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Continuo