Cantos rituais de tradição na prática do performer: Jerzy Grotowski, Maud Robart e Thomas Richards

Giuliano Campo, Janaina Trasel Martins

Resumo


Este artigo aborda alguns dos princípios que envolveram o trabalho com os cantos rituais de tradição Afro-Caribenhos praticados na fase da “Arte como Veículo” de Jerzy Grotowski. Serão levantadas percepções sobre esta prática a partir da perspectiva de Grotowski, de Maud Robart e de Thomas Richards. Este estudo propõe reflexões sobre caminhos pedagógicos para a ampliação da consciência criativa do performer sobre a ação vocal, por meio de práticas com cantos de tradição e cantos rituais.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101222014053



Direitos autorais



 

    

 

Indexadores

 

       


Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Artes (CEART) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - (PPGT) – E-ISSN: 2358.6958 - Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi. Florianópolis. SC, Brasil. CEP: 88.035-001 – E-mail: urdimento.ceart@udesc.br

Licença Creative Commons

  Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.