A dimensão espacial e dionisíaca da voz com base nas propostas de Francesca Della Monica: resgatando liberdade expressiva e identidade vocal

Ernani de Castro Maletta

Resumo


A partir de inquietações que impulsionaram a discussão aqui proposta, apresentam-se princípios, proposições e procedimentos da artista, professora e pesquisadora italiana Francesca Della Monica sobre as possibilidades da ação vocal para a criação cênica, que evidenciam a dimensão espacial e dionisíaca da voz para além do seu uso convencional e que se mostram relevantes nos processos criativos e formativos do artista cênico, a favor da liberdade expressiva e do resgate de sua identidade vocal.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101222014039



Direitos autorais



 

    

 

Indexadores

 

       


Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Artes (CEART) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - (PPGT) – E-ISSN: 2358.6958 - Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi. Florianópolis. SC, Brasil. CEP: 88.035-001 – E-mail: urdimento.ceart@udesc.br

Licença Creative Commons

  Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.