Teatralidades no Corpo: O espaço cênico somos nós

Autores

  • Marina Marcondes Machado Escola Superior de Artes Célia Helena, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101182012109

Resumo

Este texto aproxima a psicologia fenomenológica ao teatro contemporâneo discutindo as noções de espacialidade e
corporalidade, a partir do pensamento do filósofo Maurice Merleau-Ponty. Com base no princípio fenomenológico de que somos “seres em situação”, a autora propõe que nosso corpo pode ser, ele mesmo, cenário de uma teatralidade intensamente experienciada por meio de estados, lugares e atmosferas, algo que pode nos fazer prescindir de cenografias estruturadas e dadas de antemão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Marcondes Machado, Escola Superior de Artes Célia Helena, São Paulo, SP

Marina Marcondes Machado é docente da Escola Superior de Artes Célia Helena, formadora de professores de teatro e escritora. É psicoterapeuta com mestrado em Artes (ECA/USP), doutora em Psicologia da Educação (PUC/SP) com pós-doutorado em Pedagogia do Teatro (ECA/USP). Sua pesquisa gira em torno das relações entre infância e cena contemporânea.a

Downloads

Publicado

2012-03-18

Como Citar

MACHADO, Marina Marcondes. Teatralidades no Corpo: O espaço cênico somos nós. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 18, p. 109–116, 2012. DOI: 10.5965/1414573101182012109. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101182012109. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pedagogia do Teatro