Anjo Negro: sexo e raça no teatro brasileiro

Autores

  • Mara Lucia Leal Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101162011067

Resumo

Com este texto proponho uma reflexão sobre o impedimento de um ator negro interpretar o personagem principal da peça Anjo Negro, de Nelson Rodrigues, por ocasião de sua estreia no Rio de Janeiro em 1948. Para tanto, analiso a prática comum dos espetáculos teatrais da época em pintar atores brancos de preto (blackface) para representar personagens negros e o tabu da relação erótico-amorosa entre um homem negro e uma mulher branca tratada de forma magistral pelo autor.

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Biografia do Autor

Mara Lucia Leal, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG

Atriz/Performer formada pelo CAC/ECA/USP. Professorado Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Artes pela Unicamp com pesquisa sobre o teatro de George Tabori. Doutoranda pelo PPGAC/UFBA com  apesquisa Memória e(m) Performance: material biográfico na composição da cena.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

LEAL, Mara Lucia. Anjo Negro: sexo e raça no teatro brasileiro. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 16, p. 067–075, 2020. DOI: 10.5965/1414573101162011067. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101162011067. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Continuo