CHAMADA DE ARTIGOS - Dossiê Temático: Processos de configuração espacial nas artes da cena brasileira e latino-americana

Nos interessam investigações que discutem trabalhos cênicos que tratam da:        

1. Configuração espacial como efeito do movimento dos corpos (de atores e espectadores) no espaço; 

 2. Problematizam a ideia de um espaço enquanto recipiente passivo no qual se dá uma determinada ação cênica; 

 3. Discutem o espaço cênico tanto como espaço estético quanto espaço epistemológico e social;

 4. Analisam uma configuração espacial como materialização e fixação de uma relação política entre participantes da cena e as qualidades espaciais com quais a dinâmica espacial cênica os faz entrar em contato; 

 5. Investigam como uma construção cênica torna perceptível o surgimento de uma experiência espacial enquanto experiência de um estar no mundo atravessado por vetores de poder (social e econômico) e de desejo (por aproximação e distanciamento, por liberdade e igualdade).

Por fim, a nós interessa, sobretudo, processos cênicos relacionais que partem de perspectivas afro-ameríndias ou que buscam responder a elas, a fim de complementar e até solapar as perspectivas mais tradicionais de uma cena que se separa de um entorno cotidiano através de suas fronteiras temporais e espaciais.

O Comitê̂ Editorial - A convite de UrdimentoFátima Costa de Lima, professora doutora da CEART/UDESC e Stephan Arnulf Baumgärtel, professor doutor do CEART/UDESC.