Dossiê Temático - 2018/2 = Formação no Teatro de Animação

Este Dossiê esta pautado no PRO-VOCATION PUPPETRY - 2o. Encontro Internacional sobre Formação no Teatro de Animação, organizado pela Comissão de Formação Profissional da UNIMA - Union Internationale de la Marionnette em parceria com o Teatrul Tony Bulandra, de 20 a 24 de junho de 2017 em Târgoviște, Romênia. O Dossiê, aqui proposto, situa a relevância das discussões acerca da formação profissional do ator no Teatro de Animação, aprofundando uma reflexão que trata das transformações poéticas percebidas nesta expressão artística a partir dos anos 1970. A evolução do status do ator-animador e dos objetos animados, o desenvolvimento conceitual dos espaços cênicos, as novas formas do Teatro de Animação e a diversidade de processos e formas de ensino-aprendizagem. Assim, os conferencistas participantes do encontro foram convidados a escrever sobre a formação profissional partindo de seus espaços de atuação.

O Dossiê também terá uma seção especial aberta para que pesquisadores (as) e artistas escreverem sobre o tema Teatro de Objetos: Memórias e metáforas, no intuito de investigar as especificidades dessa modalidade do Teatro de Animação. Assim, permitirá a discussão em torno da diversidade com que essa forma se apresenta no contexto teatral contemporâneo e refletir sobre a ausência da representação da figura antropomórfica em sua poética, bem como os aspectos relativos à estetização, aos modos de entendimento e produção da imagem poética.

O Comitê̂ Editorial do Dossiê Temático: FORMAÇÃO NO TEATRO DE ANIMAÇÃO está composto por:  Prof. Dr. Valmor (Nini) Beltrame, Profa. Dra. Maria de Fátima Moretti (Sassá), Prof. Dr. Paulo Balardim e Profa. Dra. Fabiana Lazzari de Oliveira.