Novas Formas de Produção de Conhecimento: utilização de ferramentas da WEB 2.0 como recurso pedagógico

Autores

  • Ana Claudia Teixeira Machado

Palavras-chave:

Conhecimento, Web 2.0, Recurso pedagógico

Resumo

Com o advento da Sociedade do Conhecimento, nas últimas décadas do século XX, a exigência da superação da reprodução para a produção do conhecimento instiga a buscar novas fontes de investigação, tanto na literatura, quanto na rede informatizada. Ao analisar as possibilidades de uso das tecnologias no processo educativo, identifica-se, especialmente, o uso da Internet como uma ferramenta potencial na mediação do processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho pretende destacar as formas de produção de conhecimento através de ferramentas da Web 2.0, em especial a sua utilização como recurso pedagógico em sala de aula. Ao longo do texto, apresenta-se as possibilidades de exploração das ferramentas da web 2.0 (blog, wiki, podcast, social bookmarking e redes sociais) como recurso pedagógico que favorece a construção do conhecimento.

Palavras-chave: Conhecimento; Web 2.0; Recurso pedagógico.

Abstract: With the advent of the knowledge society, in the last decades of the twentieth century, the requirement to overcome the reproduction for the production of knowledge encouraged to seek new sources of research, both in literature, as the network computer. In examining the possibilities for use of technologies in the educational process, identify themselves, especially the use of the Internet as a potential tool in the mediation of the teaching-learning process. This paper aims to highlight the ways of producing knowledge through Web 2.0 tools, in particular its use as a teaching resource in the classroom. Throughout the text, is the potential for exploitation of Web 2.0 tools (blog, wiki, podcast, social bookmarking and social networks) as a teaching resource that promotes the construction of knowledge..

Key-words: Knowledge, Web 2.0, Learning resources.

Resumen: Con el advenimiento de la sociedad del conocimiento en las últimas décadas del siglo XX, el requisito para superar la reproducción de la producción de conocimiento alentado a buscar nuevas fuentes de investigación, tanto en la literatura, como en la red. Al analizar las posibilidades de utilizar la tecnología en el proceso educativo, se identifican a sí mismos, especialmente el uso de Internet como una herramienta potencial en la mediación del proceso de enseñanza-aprendizaje. El presente documento tiene por objeto destacar las formas de producir conocimientos a través de Herramientas Web 2.0, en particular su uso como recurso didáctico en el aula. A lo largo del texto, es la posibilidad de la celebración de las herramientas de la Web 2.0 (blogs, wikis, podcast, bookmarking sociales y las redes sociales) como un recurso de enseñanza que promueve la construcción del conocimiento.

Palabras-clave: Conocimiento, Web 2.0, Los recursos didácticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Teixeira Machado

Especialista em Educação a Distância pelo SENAC (2007). Especialista em Supervisão Escolar pela UNIVERSO (1999). Licenciada em Pedagogia pelo UNICEUMA (1997). Experiência na área da educação, com ênfase em EaD, atuando principalmente nos seguintes temas: tutoria, ambiente virtual de parendizagem e tecnologias educativas. Desenvolvedora, administradora e tutora do AVA www.educacaovirtual.net/moodle. Membro da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Experiência na realização de treinamentos e consultorias em educação. Professora da Universidade Virtual do Estado do Maranhão - UNIVIMA.

Downloads

Publicado

2009-05-20

Edição

Seção

Artigos