A vida, a obra, o que falta, o que sobra: memorial acadêmico, direitos e obrigações da escrita
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180307152015103Resumen
O memorial acadêmico é uma narrativa pessoal do percurso de formação intelectual e profissional de um docente universitário, exigido em concursos públicos para a progressão de carreira. Forma de escrita de si, condicionada por uma tradição institucional, agrega, a partir da década de 80, uma carga maior de subjetivação e oferece-se como objeto privilegiado de análise da escrita autobiográfica, pois nela se mesclam a trajetória pessoal e a intelectual, em um dos raros momentos em que se apresenta como legítima a fala do acadêmico sobre si mesmo. A partir da análise de três memoriais acadêmicos de professores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, de Paulo Argemiro da Silveira Filho, Heloísa Fernandes e Scarlett Marton, apresentados em concursos públicos em 1991, 1992 e 2003, respectivamente, busca-se discutir algumas particularidades desse gênero narrativo enquanto fonte de pesquisa.
Palavras-chave: Professores Universitários - Concursos; Autobiografia; Memória Autobiográfica.
Descargas
Citas
AMELANG, James A. De la autobiografía a los ego-documentos: un forum abierto. Cultura, Escrita y Sociedad. Madri: Universidad de Alcala, n.01, sept.2005.
ARFUCH, Leonor. El espacio biográfico: dilemas de la subjectividad contemporánea. Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica, 2002.
ARFUCH, Leonor. Memoria y autobiografía. Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica, 2013.
ARISTIZABAL, Catherine. Autodocumentos hispanoamericanos del siglo XIX: fuentes personales y análisis historico. Berlim: LIT Verlag / Hamburger Lateinamerikastudien, 2012.
BERGER, Peter. Perspectivas sociológicas. Petrópolis: Vozes, 1995.
BLOCH, Marc. Apologia da história, ou, ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BOURDIEU, Pierre. Campo de poder, campo intelectual. Buenos Aires: Folios, 1983.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CÂMARA, Sandra Cristinne Xavier da. PASSEGGI, Maria da Conceição. O gênero memorial acadêmico no Brasil: concepções e mudanças de uma autobiografia intelectual. In: JORNADA NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS LÍNGUÍSTICO DO NORDESTE, XXIV, Natal: UFRN, 4 a 7 de set. Anais..., 2012. Disponível em < http://www.gelne.org.br/Site/arquivostrab/1517-ARTIGO-GELNE-2012-SandraCXCamara-Passeggi.pdf > Acesso em: 27 abr/ 2014.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Le sens de l’histoire, moments d’une biographie. Paris: Anthropos, 2001.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Les histoires de vie. De l’invention de soi au projet de formation. Paris: Anthropos, 2004.
FABRE, Michel. “Fazer de sua vida uma obra”. Educação em Revista. Belo Horizonte: UFMG, v. 27, n. 1, p. 347-368, abr. 2011.
FERNANDES, Heloisa Rodrigues. Memorial (Concurso de Professor Livre-Docente em Sociologia), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo: Universidade de São Paulo, 1992. Disponível em < http://fflch.usp.br/sites/fflch.usp.br/files/Heloisa_Rodrigues_Fernandes.pdf > Acesso em: 10 abr. 2014.
GRAFTON, Anthony. As origens trágicas da erudição: pequeno tratado sobre a nota de rodapé. Ed. Papiros, Campinas, 1998.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
MARTON, Scarlett Zerbetto. Memorial (Concurso de Professor-Titular em História da Filosofia Contemporânea), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003. Disponível em < http://fflch.usp.br/sites/fflch.usp.br/files/Scarlett_Marton.pdf > Acesso em 10 abr. 2014.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais: injunção institucional e sedução autobiográfica. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino (Org.) (Auto)Biografia: formação, territórios e saberes. São Paulo: Paulus; Natal: EDUFRN, 2008. p. 103-132.
PASSEGGI, Maria da Conceição.; SOUZA, Eliseu Clementino de; VICENTINI, Paulo Perin. “Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte: UFMG, v. 27, n. 1, p. 369-386, abr. 2011.
PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
RICOEUR, Paul. Réflexion faite. Paris: Esprit, 1995.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SCHULZE, Winfried. Sobre el significado de los ego-documentos para la investigación de la Edad Moderna. In: AMELANG, James A. De la autobiografía a los ego-documentos: un forum abierto. Cultura, Escrita y Sociedad. Universidad de Alcala, n. 1, , p. 106-109.2005,
SILVEIRA FILHO, Paulo Argemiro. Memorial (Concurso de Professor Livre-Docente em Sociologia), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo: Universidade de São Paulo, 1991. Disponível em < http://fflch.usp.br/sites/fflch.usp.br/files/Paulo_Argimiro_Silveira_Filho.pdf > Acesso em: 10 abr. 2014.
SOARES, Magda. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. Rio de Janeiro: Cortez, 1981.
SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, identidade e alteridade: modos de narração, escrita de si e práticas de formação na pós-graduação. Revista Fórum Identidades. Ano 2, v. 4, p. 37-50, jul./dez. 2008.
TOMITA, Artur Hideyuki. Memorial (Concurso de Professor Titular em Lógica, Fundamentos e Topologia Geral), Instituto de Matemática e Estatística, São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em < http://www.ime.usp.br/~tomita/Memorial%20Artur%20Tomita.pdf > Acesso em: 10 abr. 2014.
WAIZBORT, Leopoldo. Glosa sobre a universidade, a formação e as disciplinas do saber, por ocasião de um concurso universitário.IARS, São Paulo v. 9, n. 17, p. 138-145, 2011
WAIZBORT, Leopoldo. Para uma sociologia do memorial acadêmico: um fragmento. Revista de Teoria Literária e Literatura Comparada, São Paulo, v. 3, 77-82, 1998.
WHITE, Haiden. The content of the form. Narrative discourse and historical representation. Baltimore: The John Hopkins University Press, 1990.