O Memorial da Resistência em fotos de visitantes no Instagram: modos de ver, sentir e pensar o passado, o presente e o futuro

Ana Carolina Lima Santos

Resumo


Este artigo visa investigar as múltiplas temporalidades que embasam as imagens feitas e publicadas nas redes sociais por visitantes do Memorial da Resistência de São Paulo. Por meio da análise de algumas dessas fotografias, coletadas no Instagram, busca-se evidenciar aquilo que elas iluminam sobre visões, sentimentos e pensamentos acerca do passado, do presente e do futuro – como permitidos por esse museu e lugar de memória e como traduzida visualmente pelos indivíduos que experienciaram o espaço.

Palavras-chave: Fotografia. Redes Sociais. Museus. Memorial da Resistência de São Paulo

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERMANN, Jens; SIMINE, Silke Arnold-de. “Memory, community and the new museum”. Theory, Culture & Society, vol. 29, n 1, jan. 2012. Disponível em http://journals.sagepub. com/doi/full/10.1177/0263276411423041. Acesso em 30 abr. 2017.

ARAUJO, Marcelo Mattos; BRUNO, Maria Cristina Oliveira (org). Memorial da Resistência de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2009.

ARAUJO, Marcelo Mattos; BRUNO, Maria Cristina Oliveira; NEVES, Kátia Felipini; MENEZES, Caroline Grassi Franco. “Avaliação e a experiência cotidiana”. In: ARAUJO, Marcelo Mattos; BRUNO, Maria Cristina Oliveira (org). Memorial da Resistência de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2009.

BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito da História”. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira; ARRUDA, Beatriz Cavalcanti; FIGOLS, Francisca Aida Barboza. Plano museológico. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2010. Disponível em http://memorialdaresisten ciasp.org.br/memorial/Upload/file/MRSP_PLANO_MUSEOLOGICO_COMPLETO.pdf. Acesso em 7 jan. 2017.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira; CARNEIRO, Maria Luiza Tucci; AIDAR, Gabriela. “Projeto museológico de ocupação”. In: ARAUJO, Marcelo Mattos; BRUNO, Maria Cristina Oliveira (org). Memorial da Resistência de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2009.

FALCI, Carlos Henrique; ALENCAR, Renata. “O arquivo sob tensão: abundância, descontinuidades e desejo de memória”. Devires, v. 12, n. 2, jul. 2015. Disponível em http://fafich.ufmg.br/devires/in dex.php/devires/article/view/139/202. Acesso em 19 mai. 2017.

HILMAR, Till. “Storyboards of remembrance: representations of the past in visitors’ photography at Auschwitz”. Memory Studies, vol. 9, n. 4, out 2016. Disponível em http://journals.sagepub.com/doi/ abs/10.1177/1750698015605572. Acesso em 18 jan. 2017.

JURGENSON, Nathan. “The Facebook eye”. The Atlantic, 13 jan. 2012. Disponível em http://theatlantic.com/technology/archive/2012/01/the-facebook-eye/251377. Acesso em 30 abr. 2017.

LISSOVSKY, Mauricio. Pausas do destino: teoria, arte e história da fotografia. Rio de Janeiro: Mauad, 2014.

SILVERMAN, Jacob. “‘Pics or it didn’t happen’ – the mantra of the Instagram era”. The Guardian, 26 fev. 2015. Disponível em http://theguardian.com/news/2015/feb/26/pics-or-it-didnt-happen-mantra-instagram-era-facebook-twitter. Acesso em 30 abr. 2017.

VARINE-BOHAN, Hugues de. “Os princípios da Sociolmuseologia a serviço da preservação da memória da resistência política: uma reflexão sobre as metodologias aplicadas ao projeto”. In: ARAUJO, Marcelo Mattos; BRUNO, Maria Cristina Oliveira (org). Memorial da Resistência de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2009.




DOI: https://doi.org/10.5965/2175180311272019101