Biopolítica como categoria analítica dos eventos políticos contemporâneos: nas trilhas de Esposito e Nietzsche

Autores

  • Angela Couto Machado Fonseca Universidade Federal do Paraná
  • Ildenilson Meireles Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180311262019530

Resumo

A discussão aqui proposta parte da leitura da biopolítica como marcador conceitual capaz de pensar de forma mais adequada as expressões da política contemporânea. A partir dessa localização, passamos à exposição do Paradigma Imunitário pensado por Roberto Esposito como dispositivo conceitual central da biopolítica. Ao fazer uso de uma metodologia analítica pretendemos colocar os conteúdos da noção de communitas e immunitas, para compreender os motivos que levam Roberto Esposito a afirmar que essa relação responde pelo próprio ciclo da biopolítica e justifica sua tomada protetiva ou letal da vida e os mecanismos de hierarquização de formas de vida. Após analisar os sentidos de comunidade, imunidade e biopolítica, passamos a investigar o que leva Esposito a entender que Nietzsche teria sido o autor que melhor compreendeu a lógica imunitária da modernidade. O presente trabalho tem a intenção de mostrar que o pensamento de Esposito e sua interpretação de Nietzsche, colocam várias das questões hoje em pauta. As tomadas da vida pelo poder, os critérios de seleção e exclusão de certas formas de vida e a disputa sobre a legislação do que vem a ser o humano cuja vida vale viver. Todas essas questões são aqui retomadas como presentes em Esposito e existentes de modo subjacente em Nietzsche.

Palavras-chave: Paradigma Imunitário. Biopolítica. Vida. Poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Couto Machado Fonseca, Universidade Federal do Paraná

Professora Doutora do Departamento de Direito Privado da UFPR, bacharel em Filosofia, Bacharel em Direito, Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UFPR, Doutora em Filosofia do Direito pela UFPR, com período de bolsa sanduíche na EHESS/Paris. Aperfeiçoamento em Epistemologia pela Università degli Studi di Firenze.

Ildenilson Meireles, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor da graduação e da pós-graduação da Unimontes, Doutor em Filosofia pela UFSCAR, Mestre em Filosofia pela UFPR, Graduado em Filosofia pela Unimontes.

Referências

CAMPBELL, Timothy. Política, imunidade, vida: o pensamento de Roberto Espositono debate contemporâneo. In: ESPOSITO, Roberto. Termos da Política:Comunidade, Imunidade, Biopolítica. Tradução: Luiz Ernani Fritoli, Angela CoutoMachado Fonseca, João Paulo Arrosi, Ricardo Marcelo Fonseca Curitiba: EditoraUFPR, 2017._____________. Bíos: biopolítica e filosofia. Tradução de M. Freitas da Costa.Lisboa: Edições 70, 2010._____________. Termos da Política: Comunidade, Imunidade, Biopolítica.Tradução: Luiz Ernani Fritoli, Angela Couto Machado Fonseca, João Paulo Arrosi,Ricardo Marcelo Fonseca. Curitiba: Editora UFPR, 2017.____________. Communitas: origine e destino dela comunità. Torino: EinaudiEditori, 2006.FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade 1: a vontade de saber. Tradução deMaria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro:Edições Graal, 1988.________________. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.NIETZSCHE, Friedrich W. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e paraninguém. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. _______________. Crepúsculo dos Ídolos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. _______________. Genealogia da Moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia dasLetras, 1998.

Downloads

Publicado

2019-04-15

Como Citar

FONSECA, Angela Couto Machado; MEIRELES, Ildenilson. Biopolítica como categoria analítica dos eventos políticos contemporâneos: nas trilhas de Esposito e Nietzsche. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 11, n. 26, p. 530–547, 2019. DOI: 10.5965/2175180311262019530. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180311262019530. Acesso em: 28 mar. 2024.