Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada

Autores

  • Mauro Dillmann Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180310242018221

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre os significados e as possibilidades de abordagem de religiões e religiosidades no ensino de história, apresentando também os possíveis sentidos de aprendizagens sobre experiências religiosas na disciplina, bem como as emergências de suas concepções, que podem ser problematizadas nas aulas de história. Trata-se dos significados teóricos de narrativas históricas que são construídas e que podem ser acionadas no ensino de história de modo a propor (condições de) possibilidades de aprendizagem histórica, de ser e viver religiosamente ou não, e de realizar escolhas de ação relativas ao senso de liberdade (religiosa) do presente.

 

Palavras-chave: Ensino de História. Religiões e religiosidades. Tempo Presente.

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Biografia do Autor

Mauro Dillmann, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

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Publicado

2018-08-06

Como Citar

DILLMANN, Mauro. Abordagens possíveis do ser religioso, do manifestar a fé e do viver experiências de crença: religiões e religiosidades a partir da história ensinada. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 24, p. 221–246, 2018. DOI: 10.5965/2175180310242018221. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310242018221. Acesso em: 29 mar. 2024.