“Welcome to Floripa” – a Copa do Mundo na Ilha da Magia: apologia ao turismo sexual

Marlene de Faveri

Resumo


Durante os preparativos para a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, Florianópolis recebeu, em fevereiro de 2014, a delegação de técnicos das seleções classificadas, bem como jornalistas de todo o mundo. Setores ligados ao turismo e a imprensa deram destaques especiais para o evento, na expectativa de revigorar o turismo internacional e mostrar o potencial acolhedor do Estado de Santa Catarina. No primeiro dia do evento, o jornal Diário Catarinense distribuiu um Suplemento Especial, uma espécie de guia turístico da cidade, com o título Welcome to Floripa, e estampava na capa a publicidade de uma casa noturna, o Bocarra Club, com imagens de mulheres em poses eróticas, evidenciando apologia ao turismo sexual. Analiso os impactos midiáticos dessa representação de imagens femininas oferecidas como objeto de desejo; cartas trocadas entre um órgão público e esta mídia;  as ressonâncias  desta publicação em  leitores e leitoras, associando-a ao turismo sexual. Observo os usos de imagens femininas nas mídias, na perspectiva das relações de gênero.

 Palavras chave: Florianópolis; Copa do Mundo: Turismo Sexual; Representações; Mídias; Relações de Gênero


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DOI: http://dx.doi.org/10.5965/2175180306132014005

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