A campanha presidencial televisiva de Lula em 2006 revista desde a didática da história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180304022012004

Palavras-chave:

televisão, propaganda, propaganda política, consciência histórica

Resumo

Discute-se o papel da propaganda política televisiva no processo de ensino e aprendizagem de História, através dos processos de resgate e reforço de símbolos e ideias referentes às representações identitárias e história político-social do Brasil, mobilizadas para a construção de projetos de poder. Trata-se, portanto, de um estudo que pretende contribuir para o conhecimento das relações entre os aspectos formais/escolares e os aspectos não-formais/ extra-escolares do ensino e aprendizagem da História. Parte-se do referencial teórico da Didática da História, que tem na consciência histórica o seu conceito principal (cf. J. Rüsen, K. Jeissman, P. Seixas e outros). A metodologia consiste, além dos instrumentais de análise das mensagens televisivas (sobretudo R. Barthes), na identificação e análise das narrativas e /ou "histórias ultracurtas" presentes no discurso político, capazes de ativar elementos do imaginário e da memória coletiva a serviço de fins imediatos. A conclusão preliminar é a circularidade entre o ensino - aprendizado escolar e as mensagens midiáticas, contribuindo para a compreensão da interdependência e jogos de dominação entre essas esferas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Cerri, Ponta Grossa State University

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Referências

BAPTISTELLA, Ester C ecilia Fernandes. A compreensão do conteúdo de um comercial televisivo na infância. Campinas, SP: Dissertação de Mestrado FE – Unicamp, 2001.

BARTHES, Roland. Societé, imagination, publicité. In: BARTHES, Roland. Oeuvres completes. Paris: Seuil, 1994. p. 507-517. BELINTANE, Claudemir. A escola e a lan-house. São Paulo: Mimeo, 2006.

BERGMANN, Klaus. A história na reflexão didática. São Paulo. Revista Brasileira de História, v.9, n. 19, p. 29 – 42, set. 89/fev. 90.

BURTON, Graeme. Talking television: an introduction to the study of television. London: Hodder Arnold H&S, 2000.

CERRI, Luis, Fernando. 1972: Sete bandeiras do setecentenário por mil cruzeiros velhos. Estudos Ibero-Americanos. , v.XXV, p.193 - 208, 1999.

CERRI, Luis, Fernando. Didacticas publicas de la Historia: demandas sociais, políticas de Estado e usos da História no Brasil contemporâneo. In: Actas de las Xas Jornadas Interescuelas Departamentos de Historia. Rosario, Argentina: Escuela de Historia -Universidad Nacional de Rosario, 2005.

CERRI, Luis, Fernando. Usos públicos da história no Brasil contemporâneo: demandas sociais e políticas de Estado. Araucaria, Sevilha, Espanha, v. 8, n. 15, p. 1-15, 2006.

DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: DIFEL, 1971.

FUENZALIDA, Valerio. La política resignificada desde la televisión. Diálogo Político. Buenos Aires, v. 4, n. 1, p. 47 - 66, 2004.

FICO, Carlos. Reinventando o Otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1997.

LAVILLE, Christian. Historical consciousness and Historical Education: what to Expect from the First to the Second. In: SEIXAS, Peter (ed.). Theorizing Historical Consciousness. Toronto: University of Toronto Press, 2004, p. 165 - 182.

LIMA, Venício A rtur de. A mídia nas eleições de 2006. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007.

ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985.

RAMALDES, Dalva; REIS, Ruth. Discursos e deslocamentos de Lula: estratégias da propaganda eleitoral da eleição à reeleição. In: CONGRESSO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE COMUNICAÇÃO E POLÍTICA, 1, 2006, Salvador, BA. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: UFMG. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/compolitica/anais2006/Ramaldes_e_Reis_2006.pdf>. Acesso em: 28 set. 2010. RUBIM, A. A. C. Cultura e política na eleição de 2002: As estratégias de Lula presidente. Brasília: Mimeo, 2003. Disponível em: < http://e-groups.unb.br/fac/comunicacaoepolitica/Albino.pdf>. Acesso em: 20 set. 2010.

RÜSEN, J. What is Historical Consciousness? - A Theoretical Approach to Empirical Evidence. In: CANADIAN HISTORICAL CONSCIOUSNESS IN AN INTERNATIONAL CONTEXT: THEORETICAL FRAMEWORKS, 2001, Vancouver. Paper... Vancouver: University of British Columbia, 2001.

WEST, D. M. Television Advertising in Election Campaigns. Political Science Quarterly. V. 109, [New York], n. 5. pp. 789-809, 1994-1995.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

CERRI, Luis Fernando. A campanha presidencial televisiva de Lula em 2006 revista desde a didática da história. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 04–23, 2012. DOI: 10.5965/2175180304022012004. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012004. Acesso em: 28 mar. 2024.