A aceitação do MOODLE na educação a distância: uma aplicação do modelo conceitual UTAUT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419003042014040

Palavras-chave:

modelo conceitual UTAUT, aceitação da tecnologia, adoção de TI

Resumo

Aplicou-se nesta pesquisa o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) de Venkatesh et al. (2003) buscando verificar efeitos de fatores influenciadores da Intenção de Uso e o Uso Real da plataforma Moodle no ensino a distância. A amostra da pesquisa corresponde a 1.370 questionários válidos, de um universo de 300.000 sujeitos que utilizam ou utilizaram o Moodle no Brasil. A análise dos dados foi feita por meio de modelagem de equações estruturais, mínimos quadrados generalizados e do método de reamostragem Jackknife para identificar o efeito entre variáveis. Como o UTAUT exige muitos parâmetros, concluiu-se que o modelo pode estar saturado. A pouca variabilidade nas respostas sugere que mais investigações sejam realizadas.

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Biografia do Autor

Josivania Silva Farias, Universidade de Brasília

Doutora em Administração pela Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

Especialista em MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Especialista em Gerenciamento de Empresas de Turismo pela Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

Professora da Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Danilo Santana Pereira, Universidade de Brasília

Pós-doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Pós-doutor pela University of California Berkeley, UCB, Estados Unidos.

Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Mestre em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Pedro Henrique Melo Albuquerque, Universidade de Brasília

Pós-doutor pela University of Florida, UF, Estados Unidos.

Pós-doutor pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Mestre em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Graduado em Estatística pela Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Professor da Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Mateus de Sousa Martins, Universidade de Brasília

Mestre em Governance of Science Technology and Innovation pela State University Higher School of Economics, SUHSE, Rússia.

Graduado em Administração pela Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

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Publicado

2014-12-23

Como Citar

Farias, J. S., Pereira, D. S., Albuquerque, P. H. M. ., & Martins, M. de S. (2014). A aceitação do MOODLE na educação a distância: uma aplicação do modelo conceitual UTAUT. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 3(6), 40–53. https://doi.org/10.5965/2316419003042014040

Edição

Seção

Artigos