Auxiliando a alfabetização com objetos de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764747102032013055

Palavras-chave:

objetos de aprendizagem, alfabetização, jogos educacionais

Resumo

Este trabalho faz um relato sobre os problemas da alfabetização e as possibilidades de utilização da informática como forma de amenizar esses problemas. Com base nesses fundamentos, foram desenvolvidos dois objetos de aprendizagem para auxiliar no processo de alfabetização. Um dos objetos utiliza a técnica de reconhecimento e ordenação de letras. O outro objeto aplica a formação de palavras com a ordenação das sílabas. Ambos os objetos são apresentados nesse artigo. Ao final do trabalho são descritas as experiências na aplicação desses objetos em turmas do segundo ano do Ensino Fundamental, em dois semestres distintos.

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Biografia do Autor

Cristiane dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Sistemas de Informação pela Universidade do estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Adilson Vahldick, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Ciências e Tecnologias da Informação pela Universidade de Coimbra, UC, Portugal.

Mestre em Computação pela Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

Especialista em Tecnologias para Desenvolvimento de Aplicações WEB pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Graduado Pedagógica em Informática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.

Graduado em Sistema de Informação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.

Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Eliana Vogel Jaeger, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestra em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Graduada em Pedagogia Habilitação Magistério do pré-escola à 4 pela Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Brasil

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Publicado

2013-08-01

Como Citar

Santos, C. dos, Vahldick, A., & Jaeger, E. V. (2013). Auxiliando a alfabetização com objetos de aprendizagem. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 2(3), 55–63. https://doi.org/10.5965/2764747102032013055

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